sábado, agosto 25, 2012

Morre Neil Armstrong aos 82 anos,o primeiro homem a pisar na lua


eeae065f0da2a215d825b02519af9943.jpg

Foto: divulgação/ Nasa - Neil Armstrong, o astrounauta que se tornou o primeiro homem a pisar na lua no comando da Apollo 11, morreu neste sábado (25) aos 82 anos. Ele passou por uma cirurgia no coração no começo do mês, dois dias após o seu aniversário, no dia 5 de agosto para desobstrução das artérias coronárias.


Como comandante da missão Apollo 11, Armstrong se tornou o primeiro homem a colocar os pés na lua no dia 20 de julho de 1969. Ao colocar os pés na superfície lunar, ele disse a frase que se tornou um clássico seu:

Este é um pequeno passo para um homem mas um grande salto para a humanidade
A missão Apollo 11 foi a sua última viagem ao espaço. No ano que se seguiu, ele foi nomeado administrador de aeronáutica no escritório de tecnologia e pesquisa avançada da Nasa saindo depois de mais de um ano para se tornar professor de engenharia na Universidade de Cincinnati, em Ohio.



Neil Alden Armstrong nasceu no dia 5 de agosto de 1930 em Wapakoneta, Ohio. Depois de servir como aviador naval de 1949 a 1952, Armstrong entrou para o Comitê Nacional de Aconselhamento para Aeronáutica (Naca) em 1955. Seu primeiro trabalho foi com o NACA Centro de Pesquisa Lewis - hoje NACA Glenn - em Cleveland. Ao longo dos 17 anos, ele foi engenheiro, piloto de teste, astronauta e administrador da NACA e de sua agência sucessória, a Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (Nasa). 

Em 1966 ele foi comandante da missão Gemini 8 onde teve seu primeiro sucesso com dois veículos no espaço. Mais tarde, em 1969 como comandante da Apollo 11, foi o primeiro homem a pisar na lua. Neste ato, passou cerca de três horas andando na superfície lunar com seu companheiro de equipe Edwin "Buzz" Aldrin.

Já de volta na terra, ele passa um ano trabalhando no escritório de tecnologia e pesquisa avançada da Nasa e em 1971 se torna professor de engenharia aeroespacial, na Universidade de Cincinnati, em Ohio, onde fica até 1979. 
Ele recebeu um diploma de bacharel em Ciência pela Universidade de Purdue e um de mestre da ciência em Engenharia Aeroespacial pela Universidade do Sul da California, além de vários doutorados. Armstrong era membro da Academia Nacional de Engenharia e serviu como membro da Comissão Nacional do Espaço em 1985.  

O astronauta já foi condecorado em 17 países. Algumas das homenagens são: Medalha Presidencial da Liberdade; Medalha de Honra do Espaço; Medalha do Clube de Exploradores e a Medalha de Ouro da Sociedade Geográfica.
Fonte: AFP