III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

sexta-feira, agosto 31, 2012

Famílias que sofrem com estiagem recebem caixas para armazenar água


Seiscentas famílias da zona rural da cidade de Serra Talhada devem receber até a próxima quarta-feira (05/09) caixas d’água de 1 mil litros para armazenamento de água.  Hoje foram entregues 60 caixas d’água e amanhã a meta é entregar mais 90. A ação do Governo do Estado pretende distribuir 20 mil Caixas d’Água para moradores da área rural que sofrem com a estiagem e não têm outra forma – como cisternas – para armazenamento da água distribuída pelos carros pipa. A distribuição das caixas d’água está sendo feita por agentes da Defesa Civil e técnicos do IPA, seguindo critérios que priorizam famílias residentes em áreas mais remotas, que não possuem cisterna, que tenham crianças de 0 a 6 anos, idosos e mulheres como chefes de família.

O Comitê Integrado de Convivência com o Semiárido, criado pelo Governo do Estado para coordenar as ações de combate à seca, tomou esta decisão durante a  VI Reunião Ordinária, realizada dia 11 de junho. A aquisição das 20 mil caixas d’água, com capacidade de mil litros cada, foi feita pela Secretaria da Casa Militar, através da Codecipe (Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco), por licitação. O investimento é de R$ 3.160.000,00 que serão pagos a partir de recursos do Ministério da Integração, através do Cartão de Defesa Civil. A empresa contratada entregou as caixas d’água semana passada e os reservatórios estão armazenados em 32 municípios.

Depois de Serra Talhada, os próximos municípios a serem beneficiados são os de Santa Cruz, com 600 caixas e Buíque, com 500 caixas. Ao todo são 42 municípios beneficiados. A relação das famílias, segundo os critérios estabelecidos pelo Comitê, foi feita pelos Conselhos de Desenvolvimento Municipais.

As caixas, produzidas em fibra de polietileno deverão melhorar o acondicionamento, assegurando a higiene, impedir a disseminação de doenças e a redução dos desperdícios. Além disso, os reservatórios permitirão a sistematização da periodicidade do fornecimento de água através dos carros-pipa do Exército e do IPA, que será ajustada de acordo com a necessidade das famílias.
 GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO
SECRETARIA DA CASA MILITAR
ASSESSORIA DE IMPRENSA 
ASSESSORIA: Fábia Gomes