III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

sexta-feira, agosto 31, 2012

Eduardo recepciona os primeiros 365 estudantes do programa FormaSUS



Em Pernambuco, conseguir formação gratuita em cursos da área de saúde ficou mais fácil. Os primeiros 365 estudantes do Programa Estadual FormaSus  são prova disso. Vestibulandos das escolas da rede estadual concorreram a bolsas integrais em 57 instituições privadas e ingressaram, neste semestre, nos cursos de medicina, enfermagem, odontologia, radiologia, técnico de análises clínicas, entre outros.
Com a presença do governador Eduardo Campos foi realizado nesta sexta-feira (31/08), no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções, um evento de boas-vindas aos estudantes contemplados pelo programa. Em seu discurso, Eduardo destacou que o objetivo do projeto é ampliar a formação de profissionais qualificados para o Sistema Único de Saúde (SUS), além de possibilitar a inclusão social de jovens de baixa renda.
“Nós precisamos de vocês para ampliar os serviços públicos de saúde, sobretudo nas UPAs, nos PSFs e nos novos hospitais. Então, agarrem essa oportunidade e lembrem-se que, depois de formados, estarão cuidando das pessoas que mais precisam, dos mais pobres. Cuidem desses pacientes como fossem das suas famílias”, aconselhou Eduardo, lembrando que foi na sua gestão que a UPE ganhou dois novos campus (Garanhuns e Serra Talhada) com cursos de medicina.
Anunciado em fevereiro deste ano, no Palácio do Campo das Princesas, o FormaSus  nasceu da necessidade de regulamentar a contrapartida das instituições privadas à Rede Estadual de Saúde. Neste primeiro momento do programa foram ofertadas 257 bolsas aos alunos dos cursos técnicos e 108 aos de nível superior.  O quantitativo corresponde a 10% do total de vagas de estágio oferecidas nas unidades da rede pública de saúde. Atualmente, mais de três mil estudantes de instituições privadas ganham experiência profissional atuando nas UPAs, hospitais e laboratórios do Estado.
Chamada para receber um certificado de participação no programa, a doméstica Rosecleide dos Santos, 34, foi o primeiro lugar nas vagas disponibilizadas para os tecnólogos.  “É muito bom voltar a estudar. Há mais 10 anos terminei o ensino médio. Logo em seguida engravidei e não tive como dar seqüência aos estudos. Com essa chance que o Governo está me dando vou me formar naquilo que mais gosto de fazer, além de poder dar um futuro melhor para meu filho”, acredita a caloura do curso técnico de enfermagem no Senac.
O ex-operador de telemarketing Édimo Ferreira, 30, sempre sonhou com um curso na área de saúde, mas as altas mensalidades tornavam cada vez mais distante do seu objetivo. Hoje, é aluno do 1° período de radiologia da Uninassau. “O mercado na área de saúde está numa visível ascensão na Região Metropolitana do Recife. Por isso, essa será uma ótima oportunidade que tenho de ser um profissional pleno e bem remunerado”, reconheceu.
Ao todo, 839 candidatos da rede pública de ensino ou bolsistas integrais de escolas particulares concorreram às bolsas do programa. Aderiram ao FormaSus  17 Instituições privadas de Ensino Superior e 39 do técnico. Os bolsistas dos cursos de nível superior foram selecionados através do cadastro feito no programa Universidade para Todos (PROUNI), do Governo Federal, e na relação dos cotistas que fizeram o vestibular 2012 da Universidade de Pernambuco (UPE). Enquanto que os candidatos às vagas de nível técnico precisaram apresentar o histórico escolar na Secretária Estadual de Saúde.
Secretário Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Mozart Sales elogiou o pioneirismo do programa. “Em Brasília, sugeri copiarmos esse projeto extremante inteligente e interessante do Governo de Pernambuco para todo o Brasil. Parabenizo o governador pela capacidade criativa e diferenciada de pensar o SUS”, disse.
Além de Eduardo e Morzart, participaram da cerimônia o secretário de Saúde, Antônio Figueira, o deputado Aluísio Lessa e gestores das faculdades, escolas técnicas e autarquias ligadas à área de saúde.


FOTOS: Raul Buarque/SEI
Félix Filho
Secretaria de Imprensa Governo de Pernambuco 
Evaldo Costa
Secretário de Imprensa