JAMILLE COELHO e ALEX RIBEIRO, da Folha de Pernambuco
Paullo Allmeida
Um encontro histórico, que não se via há pelo menos 20 anos, reuniu lideranças políticas do cenário nacional e estadual em torno de um só objetivo, a comemoração dos 70 anos de vida do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB). O evento, que era para ser meramente comemorativo, também se tornou um palanque bem oportuno para afiar e sintonizar as conversas em torno das eleições municipais, principalmente no Recife, onde o candidato do senador a prefeito é Geraldo Julio (PSB), o afilhado político do governador Eduardo Campos, com quem Jarbas estava rompido há duas décadas e recentemente estreitou relações.
Depois dos discursos do empresário Paulo Sérgio Macêdo, Eduardo Campos e do anfitrião da festa, a banda Del Rey comandou a animação e abriu o show com a música "Eu te amo", de Roberto Carlos. Ao ouvir a letra da música e provocado por jornalistas, Eduardo, em tom de brincadeira, soltou: "É de Jarbas para mim". O trecho da música dizia "Tanto tempo longe de você, quero apenas lhe falar...". O comentário arrancou risos dos jornalistas presentes.
O socialista chegou ao Arcádia acompanhado por Geraldo, que aproveitou a oportunidade para fazer gravações para o guia eleitoral ao lado de Jarbas, que ainda não apareceu nas inserções para pedir apoio do seu grupo para o postulante. O senador confirmou que estará presente no programa de Geraldo nos próximos dias. “Já estamos conversando sobre o guia eleitoral, com certeza estarei presente”, ressaltou. Ele também comentou que sua trajetória política nos próximos anos está indefinida. “Eu não sei o que vai acontecer em 2014, o processo foi antecipado por causa das novas alianças, mas vamos ver o que vai acontecer nos próximos dois anos para tomar uma posição”, concluiu.
Na manhã desta quinta-feira (23), o senador promoveu a tradicional recepção de amigos no seu escritório, localizado no bairro da Ilha do Leite. Personagens da política pernambucana como o ex-prefeito Roberto Magalhães (DEM), o presidente estadual do PMDB, Dorany Sampaio, e o candidato a prefeito Daniel Coelho (PSDB), estiveram presentes no evento. O peemedebista também recebeu os parabéns do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). O tucano enviou uma carta relevando os serviços prestados do senador para a democracia brasileira.
Jarbas, mais uma vez, falou da aliança com Eduardo, reiterando que a previsão era aliar-se ao socialista em 2014, mas por conta do imbróglio petista resolveu antecipar as relações políticas com o socialista. “O PT estrangulou o Recife, por isso promovemos esse adiantamento, tenho maturidade e consciência dessa aliança. Eu tenho agora que saber escolher meus adversários, e meu adversário regional e municipal é o PT”, destacou.
Em sua opinião, não há distanciamento entre o PSB e o ex-presidente Lula (PT). Ele acusou os petistas do Recife de tentarem tumultuar a relação dos partidos. “Não há distanciamento do PSB com Lula, isso é esperteza do PT. Toda vez que alguém quer nacionalizar uma eleição se dá mal. Isso vai ser fácil de mostrar na TV e nas ruas. Sem nenhuma agressão, vamos ganhar a eleição por causa desse estrangulamento que o PT fez no Recife”, relatou o peemedebista.