sábado, janeiro 26, 2013

Fuga de presos provoca tumulto em unidade do Complexo Aníbal Bruno


Confusão aconteceu na madrugada deste sábado (26).Secretário informou que dois agentes e cinco presos ficaram feridos.

Do G1 PE

A unidade Frei Damião de Bozzano, do Complexo Prisional Professor Aníbal Bruno, no bairro do Sancho, Zona Oeste do Recife, passa por um tumulto desde a madrugada deste sábado (26). Segundo informações da Polícia Militar, houve confusão com a fuga de presidiários. Ainda de acordo com a PM, aproximadamente 30 presos conseguiram fugir, mas 16 já foram recapturados. O secretário de Ressocialização, coronel Romero Ribeiro, informou que cinco presos ficaram feridos e dois agentes penitenciários foram baleados durante o tumulto.
Preso é recapturado por policiais militares (Foto: Chico Peixoto/Leiajáimagens/EstadãoConteúdo)Preso é recapturado por policiais militares (Foto: Chico Peixoto/Leiajáimagens/EstadãoConteúdo)
“Todos foram para o [Hospital] Otávio de Freitas. Os presos aproveitaram a visita conjugal para fugir, e os agentes penitenciários, por determinação de segurança, não reagiram para evitar que não acontecesse nada com os familiares [dos detentos], preservar vidas e evitar qualquer tipo de confronto”, contou o secretário.
Presos iniciaram tumulto na unidade Frei Damião (Foto: Kety Marinho/Globo Nordeste)
Presos iniciaram tumulto na unidade Frei Damião
(Foto: Kety Marinho/Globo Nordeste)
Coronel Ribeiro disse ainda que está mantendo contato com a Secretaria de Saúde para assegurar a proteção dos presos feridos, que estão sob custódia no Hospital Otávio de Freitas. “É para conter qualquer tipo de problema com a vida deles, com proteção de agentes penitenciários e policiais militares", comentou.
A PM informou que o tumulto foi controlado ainda na manhã deste sábado e está sendo feito a contagem dos presos para saber o número exato de fugitivos. Ribeiro também afirmou que a segurança na área foi reforçada e que uma revista interna está sendo feita pela Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe), pelo Batalhão de Choque, guardas e agentes penitenciários. “A Seres vai reforçar toda a segurança interna com mais agentes e PMs nas guaritas, na parte externa”, completou.