quinta-feira, agosto 16, 2012

Campanha de atualização da caderneta de vacinação começa neste final de semana


Sábado começa Campanha Nacional para a Atualização da Caderneta de Vacinação. Foto: Janine Moraes/CB/D.A. Press/Arquivo
Sábado começa Campanha Nacional para a Atualização da Caderneta de Vacinação. Foto: Janine Moraes/CB/D.A. Press/Arquivo
Um programa importante e que os pais não devem deixar de levar seus filhos neste sábado será o lançamento da Campanha Nacional para a Atualização da Caderneta de Vacinação. Realizada em todo o país, a campanha também será promovida no Recife, na Policlínica Albert Sabin, no bairro da Tamarineira. O objetivo é melhorar a cobertura vacinal das crianças com idades entre zero a cinco ano. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, no Recife existem 103 mil crianças com esse perfil. 

A campanha será aberta no sábado com a presença do secretário municipal de saúde, Humberto Antunes, mas seguirá até o dia 24 deste mês. Mais de 150 unidades de saúde da capital estarão a postos para imunizar as crianças que ainda não estão totalmente cobertas com as vacinas necessárias ao desenvolvimento saudável como a BCG, hepatite B, poliomielite, entre outras. 

A partir deste ano, o Ministério da Saúde incluiu no calendário as vacinas pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite (VIP) – confira quadro abaixo. Além delas, outras vacinas estarão disponíveis, como a BCG, hepatite B, Vacina Oral Poliomielite, rotavírus, pmeumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização no Recife, Elizabeth Azoubel, o mais importante será resgatar àquelas crianças que estão com o calendário atrasado. "Vamos nos empenhar em atualizar os calendários que estiverem atrasados para que estas crianças recebam todas as vacinas necessárias, diminuindo assim os riscos de doenças".  

Na última campanha de vacinação realizada no Recife, em junho deste ano, a meta foi superada. Mais de 99% das crianças que fazem parte da faixa etária foram vacinadas contra a poliomielite. O esperado era imunizar pelo menos 95% do público alvo. 

Os pais ou responsáveis que queiram saber a unidade de saúde mais próxima de casa para levar as crianças, basta ligar gratuitamente para a ouvidoria do SUS Recife através do número 0800.281.1520. O tele atendimento funciona das 7h às 19h de segunda a sexta-feira sem intervalo para almoço. 

Saiba Mais:

Vacina Pentavalente - É uma vacina injetável e reúne em uma única aplicação a proteção de duas vacinas distintas, a tetravalente - que deixa de ser ofertada e protege contra difteria, tétano, coqueluche e Haemophilus influenzae tipo B (meningite e outras doenças bacterianas) -  e a vacina contra a hepatite B. Significa uma injeção a menos para as crianças. A pentavalente será administrada aos dois, quatro e seis meses de vida.

Vacina Polio Inativada - A partir de agora, as crianças que nunca foram imunizadas contra a paralisia infantil, irão tomar a primeira dose aos dois meses e a segunda aos quatro meses, com a vacina poliomielite inativada, de forma injetável. Já a terceira dose (aos seis meses), e o reforço (aos quinze meses) continuam com a vacina oral, ou seja, as duas gotinhas.