sexta-feira, outubro 28, 2022

Com educação de qualidade, Orobó conquista 1º lugar no Saeb em Pernambuco

A educação de Orobó é destaque no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O município foi 1º lugar no programa no estado de Pernambuco. O instrumento permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e os fatores que podem interferir no desempenho do estudante. A conquista foi comemorada na sexta-feira (21/10), durante evento em alusão ao dia do professor realizado no Centro de Capacitação Severina Bezerra. 

Santana Aguiar, secretária de Educação de Orobó, ressalta a importância desse resultado. “Essa conquista foi fruto de um trabalho conjunto. É o compromisso e a responsabilidade de estarmos em todas as escolas ouvindo nossos estudantes, pais, equipe gestora e professores. Temos uma equipe de professores com grande responsabilidade. Pessoas comprometidas com a causa da educação. Acredito que esse trabalho contínuo e responsável da gestão municipal fez todo o diferencial para estarmos em primeiro lugar no Saeb”, enfatizou Santana.

Presente no evento em homenagem ao dia do professor, o vice-prefeito de Orobó Lúcio Silva (MDB) comentou sobre o 1º lugar do município no Saeb. “É um resultado de muito esforço e de trabalho da gestão municipal. Esforço esse, que não é de agora. Esperávamos esse resultado, pois acompanhávamos o crescimento da cidade, víamos como os alunos iam se desenvolvendo, os professores se capacitando através da formação continuada. Íamos fazendo esses trabalhos em busca desse resultado” comentou o vice-prefeito.

Desde 2014, o município de Orobó é destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE) nas gestões com Cléber Chaparral (UNIÂO BRASIL), e o atual prefeito Biu Abreu (UNIÃO BRASIL), que foi vice-prefeito de Chaparral. Entre os trabalhos realizados estão: reforma de mais de 15 escolas, construção de creches com recursos próprios, construção do CAEDE – Centro de Atendimento Educacional Especial, mobiliários novos, garantia dos 200 dias letivos, merenda de qualidade com cardápio variado incluindo alimentos saudáveis, entre outros.

O deputado estadual eleito, Cléber Chaparral, prestigiou a festa dos professores. Na ocasião, o ex-prefeito da cidade agradeceu os votos recebidos pelos oroboenses e comemorou o resultado do Saeb. “Tivemos uma grande votação. Orobó é onde iniciei todo o meu trabalho. Trabalhamos pelo povo e esse resultado do Saeb é fruto disso. Foi através do nosso compromisso, que a educação da cidade é uma referência, pegamos uma educação com índices muito baixos. O município cresceu, além da educação, trabalhamos em outras áreas como, infraestrutura, saúde, esportes etc. Transformamos Orobó”, ressaltou Chaparral. 

Com ações contínuas em prol da educação, o prefeito de Orobó Biu Abreu comemorou o resultado do Saeb e agradeceu a todos que fazem a gestão municipal. “Estamos felizes em saber que seguirmos o rumo certo da educação, no nosso município. Fazemos nosso papel de levar o conhecimento aos nossos alunos, nos sentimos realizados com essa conquista. Agradeço a todos os colaboradores que compõem a gestão municipal, esse foi o resultado de um trabalho conjunto em prol dos nossos estudantes”, concluiu Biu Abreu.