quarta-feira, junho 01, 2022

Governador de Pernambuco Paulo Câmara coloca secretários para trabalhar em linha direta com prefeitos de cidades em situação de emergência

O governador de Pernambuco Paulo Câmara anunciou, em reunião promovida pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), na tarde desta terça-feira (31/05), que designou secretários estaduais para trabalhar em linha direta com os prefeitos das cidades atingidas pelas chuvas, que decretaram situação de emergência. O objetivo é acelerar o restabelecimento dos serviços básicos e a circulação nos locais afetados pelos temporais, além de prestar assistência à população.


A decisão foi tomada mais cedo, durante reunião com os secretários e representantes dos demais órgãos envolvidos na operação de assistência e recuperação dos impactos das chuvas. O governador reforçou que os trabalhos devem focar no restabelecimento dos serviços essenciais, como abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica, desobstrução de vias e assistência social.


“Esse é um passo adiante do que vem sendo feito até agora. Estamos próximos de concluir a busca pelos desaparecidos e temos uma tarefa muito importante pela frente, de dar assistência às pessoas desabrigadas e cuidar do restabelecimento dos serviços e dos acessos viários. Será um trabalho que vai levar semanas, e os secretários vão atuar de maneira integrada com os prefeitos nessa tarefa”, afirmou Paulo Câmara.


Durante a reunião da Amupe, realizada por videoconferência, o governador também ouviu as necessidades urgentes dos prefeitos e assegurou que mesmo os municípios que não decretaram situação de emergência vão contar com o apoio do Estado.


A lista de municípios e secretarias que irão trabalhar de maneira conjunta ficou definida da seguinte forma:


Abreu e Lima, Araçoiaba e Igarassu – Desenvolvimento Social


Glória do Goitá, Nazaré da Mata, Lagoa do Carro e Paudalho - Controladoria Geral


Aliança, Macaparana, São Vicente Ferrer, Timbaúba e Vicência - Desenvolvimento Agrário


Cabo de Santo Agostinho - Desenvolvimento Urbano e Habitação


Camaragibe, Moreno e São Lourenço da Mata – Educação


Recife - Infraestrutura e Recursos Hídricos


São José da Coroa Grande e Rio Formoso - Meio Ambiente e Sustentabilidade


Bom Jardim, Limoeiro e Passira - Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional


Jaboatão dos Guararapes - Justiça e Direitos Humanos


Paulista - Prevenção à Violência e às Drogas


Goiana e Olinda – Cehab