A história do rei do Baião, Luiz Gonzaga (1912-1989) e de seu filho, o músico e compositor Gonzaguinha (1945-1991), chega à telona abrindo o Festival do Rio 2012. O longa Gonzaga – de pai pra filho vai abrir o evento na sessão hor concours, considerada a sessão de gala do evento, que acontece no dia 27 de setembro, no cinema Odeon, com horário ainda a ser definido.
Dirigido e produzido por Breno Silveira, que levou mais de cinco milhões de espectadores ao cinema com seu longa de estreia, 2 Filhos de Francisco, a película Gonzaga – de pai pra filho fala da jornada de Luiz Gonzaga que gravou mais de 625 músicas, como o clássico Asa Branca, e da brilhante carreira de Gonzaguinha, que atingiu fama nacional ao criar, entre outras canções, a marcante Comportamento Gerale um dos mais belos sambas de todos os tempos O que é o que é?.
O ator e sanfoneiro Nivaldo Expedito de Carvalho, conhecido como Chambinho do Acordeon, foi selecionado entre mais de cinco mil candidatos para interpretar Luiz Gonzaga dos 27 aos 50 anos, período em que a carreira do músico teve seu auge.
Também estão no elenco o ator Julio Andrade como Gonzaguinha, a atriz Nanda Costa que interpreta a dançarina e cantora Odaléia Guedes dos Santos, mãe de Gonzaguinha, e Silvia Buarque como Diná, a mãe de criação dele. O longa tem participações especiais como a de Domingos Montagner. A estreia nos cinemas de todo o país está marcada para o dia 26 de outubro.