terça-feira, fevereiro 07, 2023

SEE-PE abre mais de 3,5 mil vagas para cursos de idiomas gratuitos


Por Carina Cardoso - SEE-PE - O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), abre inscrições para os cursos de idiomas dos Núcleos de Estudos de Línguas (NEL) em todo o Estado. Estão sendo ofertadas mais de 3.500 vagas, que serão preenchidas por ordem de prioridade. Para estudantes de escolas públicas, as inscrições acontecem nos dias 06, 07 e 08 de fevereiro. Já para o público em geral, são no dia 09. As vagas remanescentes, que não foram preenchidas nos dias anteriores, estarão disponíveis nas unidades de ensino que ofertam os cursos no dia 10 do mesmo mês. As aulas começam nos dias 27 e 28 de fevereiro. O curso é presencial e tem carga horária de 280 horas, distribuídas em quatro semestres (70 horas cada), no período de dois anos. As aulas acontecem duas vezes por semana e o aluno tem a possibilidade de estudar por mais um ano o curso de aprofundamento. Para realizar a matrícula, é necessário que o candidato tenha a idade mínima de 13 anos. Têm prioridade os  estudantes de escolas onde funcionam os NELs. Alunos das demais instituições públicas de ensino seguem a ordem de prioridade. Excepcionalmente nas cidades de Salgueiro e Floresta, ambas no Sertão, alguns núcleos abrirão turmas de infantil para pessoas com idade entre 8 e 12 anos.

Na inscrição, os candidatos precisam  acessar o link correspondente à unidade de ensino desejada, fazer o cadastro na plataforma Sympla (www.sympla.com.br) e acessá-la preenchendo com os dados pessoais. A próxima etapa é  comparecer à escola escolhida, de posse dos seguintes documentos para a efetivação da matrícula: RG, CPF, comprovante de residência e, se for estudante, declaração da escola/instituição em que estuda. 

As aulas começam no dia  27 de fevereiro para as turmas de segundas e quartas, e dia 28 de fevereiro para turmas de terças e sextas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (81) 3183-8620.

O NEL é uma ação que tem por objetivo oferecer à comunidade escolar a oportunidade de aprender e ampliar os conhecimentos em outro idioma, levando em conta os interesses dos estudantes, suas necessidades linguísticas e oportunizando a proficiência comunicativa.

Confira aqui a relação completa de todos os Núcleos com seus respectivos links para inscrição. 

Cronograma de inscrição 

06/02:  Estudantes da escola de origem (onde funciona o NEL);

 

07/02: Estudantes de outras escolas da Rede Pública Estadual de Pernambuco;

 

08/02: Estudantes das escolas de outras redes públicas (municipal e federal).

 

09/02:  Comunidade em geral;

 

10/02-  Vagas remanescentes