quinta-feira, fevereiro 23, 2023

Fernando de Noronha encerra programação de Carnaval já deixando saudade

Por Léa Renata - Entre confetes, glitters, fantasias e muita animação, Fernando de Noronha encerrou o último dia da programação de Carnaval nesta terça-feira (22/02). Foram quatro dias de uma festa multicultural para turistas e moradores do arquipélago, feita de forma democrática, participativa e com artistas que moram na ilha. O “Carnaval da Alegria em Noronha” foi marcante e já está deixando saudades. 

A festa iniciou com o desfile da agremiação "Raparigas do Trânsito", fundado em 1999 por amigos que tinham a intenção de brincar o Carnaval na ilha, de forma descontraída e inusitada. 

O grupo desfilou nas principais ruas de Fernando de Noronha, com muita alegria e irreverência. De acordo com o fundador do bloco, Roberto Pedro, conhecido como Feijão, a volta da agremiação foi uma grande felicidade.

“Graças a Deus, fizemos o nosso trajeto sem brigas e bagunça. Voltar com o nosso bloco nas ruas de Noronha foi a melhor coisa possível, após os dois anos de pandemia. Eu sempre peço a Deus que os foliões saiam de casa para brincar na paz todas as vezes que o bloco se apresenta. Foi tudo muito bem organizado”, comemorou Feijão. 

Shows - O primeiro artista a se apresentar à noite no palco da Praça São Miguel foi Doug Monteiro, junto com a banda Trupe do Barulho. O músico trouxe convidados como Marina Travesso e Cleiton Santana, que animaram os foliões com ritmos pernambucanos, valorizando a cultura local. 

“A sensação de tocar em casa é muito especial, após dois anos sem Carnaval. Estávamos precisando dessa festa, de um repertório regional, da terra. Foi lindo ver todos dançando juntos uma cirando com muita paz, amor e alegria. Só tenho a agradecer à Administração. Nunca pensei que essa festa fosse ser tão bonita como foi”, afirmou Doug. 

O encerramento da programação dos shows foi comandado pelo músico Tito Noronha, que contou com participações especiais de artistas da ilha, como Nado Carvalho, Dayane Santos, Nego Noronha, Daniel Ribeiro, Lucas Flor, Felipe França e Cleiton Santana. Na ocasião, os músicos cantaram diversos ritmos, como frevo, axé, samba, reggae, entre outros. "Foi uma festa linda, pensada e organizada com quem esperou por dois anos para voltar a fazer a alegria no grande festejo de Momo. Teve Carnaval para todas as idades e isso demonstra o quanto nosso estado é rico em cultura. Agradeço a todos que fizeram esse evento acontecer e aos moradores e turistas que foram prestigiar o evento", afirmou a administradora Thallyta Figuerôa. Segundo a Polícia Militar, cerca de 2 mil pessoas participaram do último dia da folia de Momo em Fernando de Noronha.