Depois de dois anos sem acontecer devido a pandemia da Covid-19, o Carnaval dos Estudantes em Vicência está de volta. Em 2023 o evento chega a sua 42ª Edição (2021/2022, não aconteceu). A tradição de frevar na sexta-feira da Semana Pré-Carnavalesca começou em 23 de fevereiro de 1979, por iniciativa da DERE-Departamento Regional de Educação, que reuniu os gestores das unidades escolares do Estado e sugeriu atividades nas datas comemorativas, incentivando a participação dos alunos. O então diretor do CERu Dr Joaquim Correia, professor Luiz Carlos Vieira de Vasconcelos, reuniu a equipe de profissionais e repassou a sugestão de mobilizar todos para realização dos Estudantes na Folia (primeiro nome da prévia carnavalesca), acompanhados pela Orquestra 15 de Novembro. As escolas Juvenato Padre Guedes e Padre Guedes, participaram com sua representações. Nos anos seguintes o evento foi crescendo e contou com a participação da Orquestra 1º de Novembro e mas unidade escolares, que se concentravam em frente ao CERu, hoje EREM Dr Joaquim Correia e passou a ser chamado Carnaval dos Estudantes.
- Primeiro Estandarte - A costureira e professora da escola Neunice, confeccionou o primeiro estandarte. " Que tempo maravilhoso vivemos. Foram tantos carnavais e hoje podemos contar para essa geração. Me senti feliz em poder confeccionar o 1º estandarte e me lembro dos detalhes e cores. Quando vi meu trabalho concluído e todos frevando a emoção tomou conta de mim", falou Neunice".
- Bloco da Paixão Nº 1 e Biu Detalhe - A euforia era contagiante que a escola criou o Bloco da Paixão Nº 1. E ninguém melhor para conduzir o estandarte do que Biu Detalhe. Com jeito atencioso e com todas e suas expressões: Mas que detalhe, boa toda, bom todo, menino que isso, marcaram gerações.
No anos vindouros a Secretaria Municipal de Educação, passou a organizar o Carnaval de Estudantes. Em 2023, os homenageados são a professora Lúcia Martins que atua no DTEACE-Departamento de Tecnologias Educacionais e Ações Culturais da SME o aluno Gilmar Sebastião, do 2º Ano do Ensino Médio da EREM Dr Joaquim Correia,