segunda-feira, fevereiro 20, 2023

Nem a chuva que caiu em Fernando Noronha, neste domingo (19/02), tirou a alegria e o brilho da volta do Carnaval na ilha

Por Léa Renata - O segundo dia (19/02) da programação oficial da Festa de Momo, mesmo com chuva, foi um sucesso, e é a prova de que a inovação, adotada pela administradora da ilha, Thallyta Figuerôa, deu certo, quando decidiu organizar o evento com a participação das pessoas que fazem o mesmo acontecer. Ela ainda escolheu valorizar a "prata da casa” para compor as atrações. 

O Domingo de Carnaval começou com a programação infantil do bloco "Meu amor por Noronha", com brincadeiras e muito frevo. Os adereços carnavalescos, criados no dia anterior, foram usados pelas crianças em um pequeno desfile na Praça São Miguel, conhecida como Praça da Mãezinha.  

Francismar Flor, nascida em uma das famílias mais tradicionais da ilha e coordenadora pedagógica da Erem Arquipélago de Fernando de Noronha, está radiante  em poder mostrar parte da nossa cultura aos pequenos foliões. “Como nosso país e nosso estado, Pernambuco, são culturais e a nossa capital é a capital do frevo, claro que Noronha não ia ficar de fora. Então, enfatizamos a nossa cultura, trabalhando ela com as crianças e os idosos, e fazendo com que eles sejam os protagonistas na hora de levar a cultura adiante. Nossas crianças são o futuro e apresentamos a elas essa alegria contagiante do Carnaval”, enfatizou.

À noite, a festa começou com uma surpresa para a ilha: o Dj Seu Bigode, que tocou pela primeira vez no arquipélago, trouxe  em seu set uma diversidade de músicas que agradaram a todos. Teve muita música de carnaval, coco, pop, brega e até rock, tudo com swing. “A ideia foi mesmo fazer essa mistura, reinventar o que já tem, misturar o antigo com o novo, finalizando com muito frevo, pois, sim, tudo acaba em frevo! Foi massa!”, falou.

Em seguida, subiram ao palco Felipe França e sua banda, todos fantasiados,  trazendo o que ele chamou de “Carnaval de Pernambuco”, com muito frevo de rua, ciranda, maracatu, frevo de bloco e, ainda, passeou por outros carnavais, tocando samba, axé, swingueira e várias músicas que fazem sucesso como brega e os hits do Tik Tok.

Felipe, apesar de veterano de carnavais fora da ilha, mora em Noronha há 12 anos, mas essa foi a primeira vez na folia do arquipélago. Ele se mostrou supercontente. “Estou  feliz demais pela oportunidade de ter mostrado um trabalho diferente do que as pessoas estão acostumadas a me ver tocando por aqui. Preparamos o repertório, apresentado hoje, com muito carinho. Acho que todo mundo gostou”, disse, entusiasmado, o artista. 

Luana Dantas, de João Pessoa e agora moradora da ilha, curtiu muito a festa. “Eu achei tudo muito bom, maravilhoso, uma energia muito boa.”

Dayane Santos encerrou a noite. Natural de Amaraji, interior de Pernambuco, mas moradora da ilha há 9 anos, ela já tocou em outros eventos de Noronha, como aniversário da ilha e São João, mas essa foi também a primeira vez que participou do Carnaval. A cantora montou seu repertório tocando um pouco de tudo, pois, como disse, toca o que o povo quer ouvir. ”Muito feliz de ter participado pela primeira vez. Eu estava muito ansiosa e a expectativa foi muito boa, porque a entrega foi por completo!", concluiu.

E assim terminou mais uma noite, com muita festa, alegria e tranquilidade, como Noronha sabe fazer! A programação do Carnaval da Alegria começa nesta  segunda-feira (20) com a saída do bloco "Unidos da Ilha", com a Charanga Nação Noronha se concentrando às 17h30, na Praça Vila do Trinta. O percurso seguirá em direção das praças Flamboyant e São Miguel.

No palco principal, na Praça da Mãezinha, os foliões vão poder desfrutar dos repertórios de Nego Noronha, às 20h, e do Samba pros Amigos, às 22h30.