III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

terça-feira, fevereiro 07, 2023

Prefeitura de Goiana começa estudos para elaboração do Plano de Resíduos Sólidos

A Prefeitura de Goiana, através da Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico, começou a primeira etapa do estudo gravimétrico para a formulação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O estudo aconteceu no Ecoparque Igarassu, entre os dias 30 de janeiro e 03 de fevereiro, planejado e supervisionado pela secretaria de Planejamento Estratégico, numa parceria entre prefeitura de Goiana e Klabin S.A, sendo realizado pela empresa VIRASER.
A gravimetria é um processo que consiste na separação de uma amostra de resíduo sólido (lixo) de determinada localidade para ver o percentual de cada componente na amostra do lixo. A composição gravimétrica de resíduos sólidos é essencial para identificação do melhor programa de gestão e gerenciamento dos resíduos no âmbito municipal. Portanto, dados sobre a composição gravimétrica permitem o conhecimento dos fatores que determinam a origem e formação desses resíduos, bem como o perfil social de cada localidade amostrada.
A secretária de Planejamento Estratégico, Adriana Mola, explica os benefícios do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para Goiana. "O plano municipal vai proporcionar uma cidade mais limpa, redução dos gastos com limpeza urbana, aumento da qualidade de vida da população e geração de emprego e renda para os recicladores, atendendo os princípios da lei federal n° 12.305/2010 e a política nacional de resíduos sólidos”, comentou. Sendo assim, a gravimetria é fundamental na elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) porque é através dela que se conhece o diagnóstico do resíduo trabalhado e qual o volume de cada categoria, possibilitando a análise das possíveis soluções de destinação.