III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

quinta-feira, fevereiro 02, 2023

“Feira Cultural da Nossa Gente” e Festa de Nossa Senhora do Rosário movimentam o município de São Vicente Férrer

Por Luís Correa - No município de São Vicente Férrer, localizado no Agreste Pernambucano, acontece à festa de Nossa Senhora do Rosário, nesta quinta-feira, 02 de fevereiro, em clima da festividade será realizado a “Feira de Cultural da Nossa Gente”, sábado, dia 04 de fevereiro, com Shows musicais com Aldir César e Banda e o cantor Gê Vaqueiro. Como um “esquenta” para o evento do final de semana, a gestão preparou uma exposição em um galpão no Pátio João Francisco, próximo ao Banco do Brasil, centro da cidade, nesta quinta-feira (02/02).  

A feira acontece na noite do próximo sábado (04), a partir das 18h com exposição de diversos produtos e artesanato feitos pelos próprios munícipes, também será possível encontrar comida típica regional. Uma das atrações da feira de artesanato serão os produtos criados pelos artesãos da Casa da Cultura de São Vicente. A iniciativa consegue movimentar a economia da cidade, com visitas de turistas vindos de municípios circunvizinhos. Além do sorteio da CDL (Câmara de Dirigentes Logísticas), com dez mil Reais, 1º prêmio cinco mil Reais, 2º prêmio três mil e o 3º prêmio dois mil, as 20:30min, na praça Pedro Pereira Guedes. 

Festa de Nossa Senhora do Rosário

Já vem acontecendo outro importante festejo na cidade de São Vicente Ferrer, desde o dia 30 de janeiro: os devotos vicentinos comemora a Festa de Nossa Senhora do Rosário. Até a próxima quinta (02/02), os fiéis vão contar com procissões, missas e quermesses. Na manhã da quinta-feira, a partir das 9h será realizada uma Missa Solene na Igreja Matriz, localizada na Rua São Vicente. Neste dia também é feriado no município, dia da co-padroeira, Nossa Senhora do Rosário. Para encerrar a programação, a noite terá um grande show de evangelização com o Padre Nilson Nunes. 

Arte e Música

Situado a 113 km da capital pernambucana, São Vicente Ferrer também é referência de grandes artistas da música regional. A conhecida “Rainha do Xaxado", Marinês, é filha de São Vicente Férrer. A artista, que possui destaque em cenário nacional, é homenageada pelo município logo na entrada do centro da cidade com uma estátua dedicada à cantora. Inês Caetano de Oliveira, mais conhecida como Marinês, nasceu em 16 de novembro de 1935. A música sempre esteve presente em sua vida, desde o nascimento.  O pai era seresteiro e sua mãe cantava na Igreja. Aos 10 anos de idade já participava de concursos de calouros. E o nome Marinês surgiu em um desses concursos no rádio.

História

O município também se destaca pela sua diversidade cultural histórica, pois é sede de grandes e antigos casarões e engenhos, como o Engenho Capibaribe. Outro ponto na cidade que gera curiosidade é a Praça Pedro Pereira Guedes, no centro da cidade.