quinta-feira, outubro 13, 2022

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMEÇA NESTA SEGUNDA-FEIRA (17/10), NO ESPAÇO CIÊNCIA

Feiras e mostras de Ciência, exposições, debates, oficinas, Caravanas da Ciência… a partir da próxima segunda, 17 de outubro, Pernambuco e o Brasil respiram Ciência. Trata-se da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que, instituída em 2004, garante a realização de atividades de divulgação científica em todo território nacional. Em Pernambuco, a ação ´é coordenada pelo Espaço Ciência, mas envolve dezenas de instituições espalhadas pelos vários municípios do estado.

A ação inclui universidades, centros de pesquisa, escolas, prefeituras, museus, instituições científicas… Em programações presenciais ou remotas, eles promovem atividades com foco no tema: “Ciência e Independência”, uma alusão ao bicentenário da independência do Brasil.
Além de coordenar a ação estadual, estimulando a realização das atividades e dando apoio e suporte aos polos, o Espaço Ciência também realiza sua própria programação, no Museu. De 17 a 23, haverá oficina com a artista plástica Ziza Pantoja; exposição do EREM Escritor José de Alencar; e uma agenda especial de atividades em parceria com o Laboratório de Biofísica Teórico-Experimental e Computacional da UFRPE e o Laboratório de Bioquímica de Proteínas da UFPE.
O Espaço Ciência também coordena, junto com o projeto “Desvendando o Céu Austral” da UFRPE, as Caravanas da Ciência. Na semana que vem, elas estarão percorrendo municípios como Salgueiro, onde acontece a abertura oficial da SNCT; Sairé, Itacuruba e Lajedo, onde será o encerramento oficial. As Caravanas contemplam o Ciência Móvel, com dezenas de experimentos interativos, Planetário Móvel e totens com atividades sobre os notáveis cientistas de Pernambuco; e a Caravana da Astronomia (UFRPE), que promove lançamento de foguetes e observação do céu.
Outro suporte garantido pelo Espaço Ciência, por meio do edital do CNPq/MCTIC para a SNCT, é a confecção de totens para serem distribuídos e utilizados pelos polos em suas programações. Este ano, eles destacarão a importância da valorização da Ciência com uma homenagem aos cientistas locais. O projeto Notáveis Cientistas de Pernambuco que, a cada ano, presta homenagem póstuma a três cientistas de relevantes contribuições para o estado, além de ser o mote dos totens, será transformado em uma exposição.
Vale ressaltar que o projeto Notáveis Cientistas de Pernambuco foi instituído por Lei em 2006, e envolve várias instituições científicas, a exemplo da Academia Pernambucana de Ciência (APC), SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e universidades. Este ano, a sessão solene na Assembleia Legislativa, para celebrar os homenageados, acontece no dia 19 de outubro, às 18h, no auditório do Alepe.
Em vários polos, as atividades são a culminância de um trabalho que se desenvolveu durante todo ano. É o caso de Arcoverde, onde, na ETE Prof. Francisco Jonas Feitosa Costa, os estudantes estarão expondo os resultados de seus projetos integradores, enquanto, no centro da cidade, haverá exposições de Robótica, apresentações artísticas e culturais, mostra científica e outras atividades.
Em Feira Nova e em Tracunhaém, desde agosto, a Prefeitura vem percorrendo as escolas com o totem distribuído pelo Espaço Ciência para a SNCT 2021: a “Ponte para a Ciência”. Na semana que vem, na praça ou na escola, é a hora dos estudantes apresentarem seus trabalhos e o resultado de suas pesquisas. Em Petrolina, as ações acontecem no Museu Ricardo Ferreira e na ETE Maria Wilza Barros de Miranda: Mostra Científica e Cultural, exposições de experimentos, palestras e rodas de conversa. Já em Paulista, um dos destaques da programação é a divulgação de dados dos projetos de monitoramento e conservação das Tartarugas Marinhas , da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e do projeto Peixe Boi, do ICMBio.
Além das ações presenciais, algumas instituições estarão com uma intensa programação remota. É o caso da APC – Academia Pernambucana de Ciência que, a partir do dia 17, promove um ciclo de debates em seu canal no Youtube, que inclui discussões sobre soberania alimentar, mobilidade urbana, saúde, ciência e região.