quinta-feira, julho 28, 2022

Raquel Lyra, discute sobre cultura e turismo

CULTURA - Em live promovida pelo Movimento Cultura Independente de Pernambuco, que reúne trabalhadores da cultura estadual, a pré-candidata ao Governo do Estado, Raquel Lyra, se comprometeu em preservar e incentivar a cultura, potencializando o seu valor social e econômico, com o apoio às manifestações tradicionais, mas também aos novos movimentos culturais realizados pela juventude, seja no interior do estado, no Recife ou na Região Metropolitana. Apoio técnico, desburocratização para o acesso a financiamento, além da abertura de espaços de realização e apresentação da nossa produção cultural são linhas de ação apontadas por Raquel. Ao longo da live, Raquel deu diversos exemplos de como transformou a cultura em um ativo social e econômico de Caruaru, e garantiu que fará o mesmo em Pernambuco. “Em Caruaru, desapropriamos terrenos para que os artesãos pudessem utilizar o barro, que é matéria-prima do artesanato, para produzir suas peças. Garantimos também celeridade no pagamento de artistas que se apresentam no São João e criamos o Mercado Cultural Casa Rosa, um espaço que estava abandonado, foi estruturado e, hoje, realizamos eventos culturais e gastronômicos”, acrescentou a pré-candidata.

TURISMO - A pré-candidata ao Governo do Estado, Raquel Lyra (PSDB), esteve, nesta terça (27), reunida com representantes do trade turístico de Pernambuco. O objetivo foi ouvir as demandas do setor e colher colaborações para o seu Plano de Governo.
Raquel também apresentou propostas para expandir as fronteiras do turismo criativo em Pernambuco. “O turismo pode reconstruir a economia e gerar a economia do futuro, mas o fomento também passa pelo saneamento básico, pelo acesso à água, infraestrutura adequada e planejamento. Precisamos identificar o turismo de forma estratégica e não como uma atividade secundária. O governo tem de ser parceiro e ajudar a gerar emprego e renda. A lógica do calendário turístico e cultural não deve ser um calendário de eventos”, ressaltou a pré-candidata. A população e as organizações da sociedade civil podem enviar sugestões e contribuir com o Plano de Governo de Raquel Lyra por meio da plataforma raquellyra.com.br/planodegoverno . Foto: Janaína Pepeu