terça-feira, setembro 18, 2012

Missão japonesa conhece experiências de Defesa Civil em Pernambuco



Uma comitiva de técnicos do governo japonês, composta por especialistas em gestão de risco, gestão de desastre e projetos para recuperação de áreas afetadas ou vulneráveis estará visitando Pernambuco esta semana com a finalidade de fazer um diagnóstico nos municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Palmares e Água Preta. A iniciativa acontece graças a uma parceria institucional que está sendo desenvolvida entre a Secretaria Nacional de Defesa Civil – Ministério da Integração - e a Agência de Cooperação do Japão – JICA com a finalidade de trocar conhecimentos para a elaboração de projetos na área de Defesa Civil.
A missão japonesa e os técnicos do Ministério da Integração chegam ao Recife no dia 18 (terça-feira) e permanecem em Pernambuco até a sexta-feira, dia 21. Na quarta-feira (19/09) os técnicos visitarão as cidades de Água Preta, pela manhã, e Palmares à tarde. Na quinta-feira conhecerão as ações preventivas desenvolvidas pelas coordenadorias de Defesa Civil no Recife e em Jaboatão dos Guararapes.
 Depois de visitarem os locais que apresentam maior risco e vulnerabilidade dos quatro municípios, eles finalizam a visita a Pernambuco com uma reunião na sexta-feira (21) que contará com a participação dos gestores da Secretaria da Casa Militar e Codecipe, além de representantes das Comdec’s (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil) das quatro cidades para avaliação dos levantamentos realizados.
Além de conhecer as cidades pernambucanas, a missão japonesa e os técnicos do Governo Federal também visitarão os estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro. 
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Pernambuco, Ten-Cel Cassio Sinomar, o foco principal da visita está relacionado à coleta de informações para subsidiar o acordo de cooperação que se encontra em andamento entre os governos do Brasil e do Japão. “A visita não prevê a realização de obras de prevenção ou reconstrução. As cidades devem demonstrar como é a estrutura da Prefeitura, onde a Defesa Civil se encaixa e como funciona, incluindo as principais dificuldades”.
Um pouco mais sobre o projeto de cooperação.
O Governo Japonês, por meio de sua Agência de Cooperação Internacional – JICA (leia-se jaica- http://www.jica.go.jp/brazil/portuguese/office/), está em negociação de um acordo de cooperação técnica com o Governo Brasileiro cujo principal objetivo é fortalecer e aperfeiçoar a estratégia nacional de gerenciamento de riscos de desastres. O Ministério da Integração Nacional (por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil), o Ministério da Ciência Tecnologia e Informação e o Ministério das Cidades serão os responsáveis pela execução do projeto que tem como objetivos gerais:
             1 - Reforçar a capacidade de avaliação de riscos de inundação repentinas e deslizamentos, incluindo a identificação de perigos, análise de vulnerabilidade, e de avaliação de riscos e mapeamento (SEDEC e MCid);
             2 - Fortalecer a capacidade de planejamento e implementação de medidas de redução de risco em controle de enchentes e prevenção de deslizamentos (MCid e SEDEC);
3 – Aperfeiçoar a mitigação de desastres e monitoramentos de riscos, alertas e disseminação de informações para controle de riscos (MCTI);
4 - Realizar pesquisas relacionadas a enchentes, mitigação e prevenção de deslizamentos (MCTI).
CRONOGRAMA DA VISITA

PROGRAMAÇÃO DA VISITA DA MISSÃO JAPONESA - 18 A 21 DE SETEMBRO DE 2012
18 de Setembro de 2012 (3ª Feira)
HORÁRIO
ATIVIDADE
17h30
Chegada da Comitiva ao Recife
19 de Setembro de 2012 (4 ªFeira)
HORÁRIO
ATIVIDADE
06h30
Deslocamento da Comitiva ao Município de Água Preta
08h às 12h
Visita da Comitiva ao Município de Água Preta
12h30 às 14h
Almoço
14h às 17h
Visita da Comitiva ao Município de Palmares
20 de Setembro de 2012 (5ª Feira)
HORÁRIO
ATIVIDADE
07às 12h
Visita da Comitiva ao Município do Recife
12h30 às 14h
Almoço
14h às 17h
Visita da Comitiva ao Município de Jaboatão dos Guararapes
21 de Setembro de 2012 (6ª Feira)
HORÁRIO
ATIVIDADE
08h30 às 12h30
Reunião de Avaliação da Visita com os Integrantes da Defesa Civil dos Municípios de Água Preta, Jaboatão dos Guararapes, Palmares e Recife.
18h
Embarque da Comitiva (destino Rio de Janeiro)

 GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO
SECRETARIA DA CASA MILITAR
 ASSESSORIA: Fábia Gomes