O ex-governador Roberto Magalhães (DEM) deve reunir, na noite desta segunda-feira, o mundo político de Pernambuco. O democrata vai lançar sua biografia “Memórias - as virtudes do tempo”, às 20h, no Museu do Estado. Já confirmaram presença o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) e o deputado federal Mendonça Filho (DEM), que é candidato neste ano à Prefeitura do Recife.
O livro narra as duas “personalidades” de Roberto Magalhães, desde seu espírito sertanejo, do homem ligado à família e a terra, como o político, que exerceu ainda o mandato de prefeito do Recife no final da década de 90. O autor, conhecido por ter uma personalidade forte, revelou ao Diario que não pretende fazer polêmicas nem criar “casos” com a publicação. Para ele, o livro só traz exemplos, que podem ser adotados ou não para novas gerações. São experiências de seus 79 anos de vida.
“Meu pai era sertanejo de Floresta do Navio e minha mãe de Serra Talhada. E viveram no sertão bravo. Sertão de muitas lutas, sertão do desafio da estiagem, sertão cujo o código de honra era muito rígido. Então a rigidez, os costumes, e sobre tudo, o código moral, da desonra, era dogma. Por isso que meus adversários me provocavam. Para que na retaliação eu perdesse ponto com o leitorado”, comentou em entrevista.
No livro, além dos traços da personalidade política, o leitor também poderá saber quais são as versões de Roberto Magalhães em eleições históricas no estado, como sua perda para João Paulo (PT), numa vitória tida como certa, à reeleição na capital pernambucana.