sexta-feira, fevereiro 10, 2023

Administradora de Noronha se reúne com artistas locais e inova com organização participativa para o Carnaval da ilha de 2023

Por Léa Renata - A administradora de Fernando de Noronha, Thallyta Figuerôa, se reuniu, na quarta e nesta quinta (8/02 e 9/02), com músicos, organizadores de blocos e representantes dos movimentos culturais da ilha para pensar, em conjunto, o tão esperado Carnaval deste ano, dando voz e vez à “prata da casa”. E, para isso, está montando uma programação que resgata a cultura pernambucana no arquipélago, proporcionando uma festa especial após dois anos sem sua realização, devido à pandemia da Covid-19. O Carnaval oficial vai acontecer entre os dias 18 e 21 de fevereiro, na Praça da Mãezinha, na Vila dos Remédios. Já estão definidos para subir ao palco os cantores Daniel Ribeiro, Daiane Santos, Nego Noronha, Felipe França, Dougue Monteiro, Kit Noronha, Joelson Santos e Naldo do Pandeiro. A programação completa será divulgada nos próximos dias. A administradora fez questão de prestigiar os artistas locais na composição da programação da Folia de Momo e inovou na forma de organizar a festa. “A gente começou a construir o Carnaval de Fernando de Noronha com o objetivo de valorizar a cultura local. Então nada mais justo do que pensar a festa com quem vai fazer o evento da ilha. Toda a programação que vamos apresentar será composta por artistas daqui. Essas reuniões são só um passo para aquilo que vamos fazer acontecer nos próximos eventos, dentro do calendário cultural do arquipélago”, falou Thallyta.

Daniel Monteiro, um dos artistas presentes na reunião, aprovou a forma da administradora organizar o Carnaval. “Achei maravilhoso o convite e a ideia de reunir os cantores e os músicos da ilha para fazer esse evento. Para mim vai ser a primeira vez e espero que seja assim por muitos anos, com esses eventos e essa cultura no Carnaval de Fernando de Noronha.” Daiane dos Santos, uma das atrações, destacou a oportunidade de poder conversar diretamente com a administração da ilha sobre a organização da festa. “Essa reunião é muito necessária. É a primeira vez que a gente tem esse contato direto com a administração,  principalmente para falar sobre esse projeto do Carnaval, que é para Ilha,  para turistas, para a comunidade, e estou muito feliz com esse acesso que a administradora está nos dando. Isso significa representatividade", afirmou a cantora, entusiasmada. Receptivo - Os turistas e moradores que chegarem ao Aeroporto de Fernando de Noronha Governador Carlos Wilson, no período de 18 a 21, serão recebidos pela passista da ilha, Michelle Sinício, que está superfeliz e emocionada em apresentar a nossa cultura.  

“Para mim é uma emoção enorme saber que Fernando de Noronha vai ter um receptivo de frevo. Eu tinha esse sonho e é a primeira vez que eu vou fazer isso. Eu estou superemocionada e grata pela oportunidade e vou fazer muito bem. Quem chegar vai querer dançar comigo”, comentou, emocionada, Michelle. Durante os quatro dias de folia, além dos shows com os artistas locais, os moradores e turistas também poderão aproveitar o Carnaval de rua e seguir com os blocos Meu amor por Noronha, Unidos da Ilha, bem como com os mais antigos, o Raparigas do Trânsito, que já sai há 24 anos, e o Maracatu Nação Noronha, com 20 anos. A concentração será na Floresta Velha e as agremiações seguem em cortejo até o Centro Cultural Dona Nanete. A coordenadora do Grupo Cultural Dona Nanete, Dôra Costa, afirmou estar feliz com o próximo cortejo do Maracatu. “Trabalhamos o ano todo para sair no Sábado de Zé Pereira, para festejar o trabalho que é desenvolvido o ano inteiro, com as aulas de percussão, dança e música. Nesse dia, a gente reafirma o nosso trabalho. Esperamos esse ano arrastar uma multidão”, concluiu.