III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

sexta-feira, novembro 11, 2022

NUCA de Vicência promove encontro no Museu Poço Comprido para discutir as repercussões da escravidão brasileira na atualidade

Dando seguimento à temática 3 do Selo UNICEF para os NUCAS - Enfrentamento ao racismo e outras violências - o NUCA-Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Vicência se reuniu na manhã da  quarta-feira (09/11), para discutir as repercussões da escravidão brasileira na atualidade. O encontro aconteceu no Museu Poço Comprido, antigo engenho escravagista, com a participação de Melguibson de Amorim, Assistente Social e o guia Breno. Os adolescentes conheceram como funcionava o Engenho de cana-de-açúcar e quais os efeitos da escravidão nos dias atuais. Uma verdadeira aula de história e identidade afro-brasileira para os nossos adolescentes do NUCA. 
Viver sem conhecer o passado, é viver no escuro.
 Vivenciar a consciência negra é um marco na luta e resistência da população negra. Resgatar a cultura e história dessa população que foi escravizada é o mínimo de reparação histórica do Brasil para com eles. Por isso, estar em ambientes que pertencem ao passado escravagista é permitir-se conhecer um passado de opressão e se apropriar do conhecimento necessário para que ele não retorne.
A luta anti-racista é uma luta de todos. Já dizia Angela Davis: "numa sociedade racista, não basta não ser racista, é necessário ser anti-racista".
Abaixo a opressão a todos os povos, que todos tenham igualdade no acesso a informação e oportunidade para a construção de uma sociedade livre e igualitária.