domingo, novembro 27, 2022

Conhecido como a terra da banana, município de São Vicente Férrer é destaque com empreendedores que utilizam a fruta de outras formas

Por Jornalista Luís Correa - O município de São Vicente Férrer, Agreste Pernambucano, comemora neste final de semana a “XXIII Festa da Banana”. Conhecida como a terra da banana, a cidade coleciona figuras importantes que além de cultivar a fruta, cria peças artesanais e produtos alimentícios derivados dela, mostrando outras maneiras de uso, fora o consumo do produto, e ainda movimenta a economia local.

Com 6 mil hectares de plantação da banana no município, por ano, a cidade produz cerca de sessenta mil toneladas da fruta, com sua maior safra ocorrendo de setembro a janeiro, com destaque para o Sítio Mirim e o Siriji, os maiores produtores da banana na região e considerados com a melhor qualidade do produto. Maria de Fátima Alves, 53 anos, artesã, produz com um grupo de mulheres de São Vicente Férrer peças originárias da fibra da bananeira, como: decorações de casas, acessórios femininos, roupas de crochê, bordado do fio da bananeira, artigos natalinos e móveis planejados. A artista comenta como surgiu o amor pelo trabalho, os desafios de valorização dos produtos e o apoio da gestão pública.
“O amor pela arte de produzir essas peças surgiu após a realização de um curso de produção a partir da fibra da bananeira. A cada dia aprendemos as técnicas e nos aperfeiçoamos, com cada criação. O bacana foi que aprendemos a produzir a nossa própria matéria prima, cada peça feita é única, pois a fibra permanece a mesma e não muda de cor ou forma”, comentou Maria de Fátima.
E continuou. “Com a criação do Centro de Artesanato de São Vicente Férrer, trouxe para nós uma valorização maior do nosso trabalho. Facilitou a geração de emprego e renda, mesmo não dando para viver do artesanato, dá para tirar um bom valor que ajuda na economia doméstica. Estamos em busca da identidade dessa arte para a cidade, porque o local é conhecido como a terra da banana. Queremos o reconhecimento das peças feitas da fibra da bananeira em todo estado de Pernambuco”, ressaltou a artesã.
A doceira, Tatiana Josefa, de 40 anos, produz guloseimas como: doce em calda, choconana, licor, cachaça composta de banana, farinha de banana, banana chip entre outros alimentos derivado da fruta, conta que teve curiosidade de usar a banana de outras formas e o resultado foi esse vasto cardápio. “Sempre cultivei a banana junto com meus pais que eram agricultores, daí surgiu a curiosidade de usá-los como derivados e chegamos a esse resultado. A prefeitura de São Vicente Férrer tem dado assistência a nós, isso é importante para o nosso crescimento econômico e sustentável” disse Tatiana.
A empreendedora ressalta que tem passado para a próxima geração a importância desse trabalho. “Meus filhos têm conhecimento sobre os nossos produtos e são eles que me ajudam na produção. Temos que continuar com nosso legado e tentar conquistar reconhecimento, pois chegamos ao ponto de sair da nossa cidade em caravana para expor nosso trabalho em outras cidades para poder nos manter economicamente”, pontuou a doceira.  O secretário de Agricultura de São Vicente Férrer, Márcio Lima, destaca um dos principais incentivos da gestão municipal aos agricultores. “A prefeitura de São Vicente Férrer tem investido pesado nos agricultores rurais da cidade com concursos e apresentações de tecnologia promovida pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), para valorizar cada vez mais a agricultura familiar”, concluiu Márcio Lima.