sexta-feira, novembro 25, 2022

Com shows de artistas consagrados e um espaço dedicado a Marinês, a rainha do xaxado, XXIII Festa da Banana agita o município de São Vicente Férrer

Com informações - Jornalista Luís Correa - Após dois anos de interrupção devido ao Covid-19, a festividade retorna com uma programação recheada de atrações

Conhecida como a terra da banana, com 6 mil hectares de plantação da fruta, o município de São Vicente Férrer, Agreste Pernambucano, a 113 km de distância de Recife, realiza a “XXIII Festa da Banana”. O evento inicia nesta sexta-feira (25) e segue até o próximo domingo (27/11), com diversas ações durante os dias de festa.

Após dois anos de interrupção devido à pandemia do Covid-19, a festividade retorna ao município, com shows de artistas consagrados no cenário regional e nacional em parceria com o Governo do Estado, presença confirmada de Priscila Senna, Eduarda Alves, Raphaela Santos, Caviar com Rapadura, Tarcísio do Acordeon e Conde Só Brega. Além dos shows, a iniciativa ainda conta com a “2º Corrida Novembro Azul” neste domingo (27/11), a partir das 07h na Praça Pedro Pereira Guedes, centro da cidade. E no mesmo dia, às 10h da manhã tem o Concurso do Maior Comedor de Bananas e do despalmador de bananas, no pátio de eventos da cidade, com premiações ao 1º e 2º colocados.
HOMENAGEM Á ILUSTRE FILHA DA TERRA

No mês que se comemora o aniversario de Marinês, a rainha do xaxado, filha de São Vicente Férrer, com destaque em cenário nacional, a prefeitura municipal preparou uma homenagem a artista na festa da banana, que terá um espaço totalmente dedicado à cantora no Mercado Público da cidade, antigo Banana Shopping, ao lado da PE-89, no centro, ao lado do pátio de eventos. No local, o público poderá conferir um arquivo sobre a história de Marinês, e presenciar uma exposição de artesanatos dos próprios munícipes e vendas de comidas típicas regionais, movimentando a economia da cidade.
MARINÊS – RAINHA DO XAXADO

Inês Caetano de Oliveira, mais conhecida como Marinês, nasceu em 16 de novembro de 1935, em São Vicente Férrer, Agreste Setentrional de Pernambuco. A música vivia em sua vida desde o nascimento, o pai era seresteiro e sua mãe cantava na Igreja. Na infância, no bairro que residia, houve apresentações musicais, Inês foi primeiro lugar no evento. Aos 10 anos de idade já participava de concursos de calouros, e o nome Marinês surgiu em um desses concursos no rádio.O início de sua carreira só cantava músicas românticas, agradando a todos com seu estilo. Chamou à atenção do sanfoneiro e produtor, Abdias dos Oito Baixos, que se apaixonou por ela, se casando e dessa união rendeu bastantes frutos. Influenciada pelo estilo de saudoso Luís Gonzaga, Marinês aderiu ao mesmo estilo do cantor, vestindo-se de cangaceira. Luís Gonzaga tomou conhecimento da cantora e firmou uma parceria com Marinês.
INÍCIO DO SUCESSO

Na década de 50, já a frente do grupo Marinês e Sua Gente (nome dado por Chacrinha), Marinês gravou seu primeiro disco. Devido ao grande sucesso foi convidada a participar de um filme, aproveitando bem as oportunidades, sendo atriz, bacharel em direito, apresentadora na TV Tupi. Considerada rainha do Xaxado e grande representação feminina no Nordeste.  Sofreu preconceito por ser nordestina, cantar forró, e usar chapéu de couro. Destacou-se no meio predominantemente masculino, abrindo portas para outras mulheres. Foram mais de 50 anos de carreira e 30 discos. Em 14 de maio de 2007, Marinês teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC), em decorrência disso, morreu aos 71 anos, deixando dois filhos, Marcos José de Oliveira, da sua relação com Abdias e Celso Othon, adotado pela cantora.