quarta-feira, novembro 09, 2022

Câmara de Vereadores de Vicência entrega Título de Cidadania a Abdalaziz Moura e Brasilina Guerra

A Câmara de Vereadores de Vicência através do Edital Nº 002/2022, convocou em conformidade com o que dispões o Art. 92 do Regimento Interno, os vereadores para a Sessão Solene de entrega de Título de Cidadania: Brasilina Guerra Souza, Anderson Miguel da Silva e Abdalaziz de Moura Xavier de Moraes, outorgados pelas Resoluções: 003/2003, 003/2019 e 005/2022. O evento aconteceu na manhã da segunda-feira (07/11), no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Esportes. Presenças: Prefeito Guiga Nunes, Secretários Municipais: Humberto Santana (Assistência Social) e diretores de departamentos, Marília Alexandrina (Secretária de Fazenda) e Eliane Silveira (Secretaria de Educação e Esportes) e diretores de departamentos, vereadores: Moacir da Ambulância, Joãozinho de Jundiá, Josenildo Amorim, Neco Epaminondas, Professor Sandrão, Gerson Neinho (Presidente), Jorge da Chã do Fogo e Irmão Caroca, familiares dos homenageados e convidados.

Proposição do vereador Severino Ramos de Souza (Raminho Porqueiro - in-memoriam)

- Brasilina Guerra de Souza - Natural de Paudalho, residente em Vicência desde 1977. Exerceu a função de professora do Mobral-Movimento Brasileiro de Alfabetização e depois fundou a Escola de Ensino Fundamental Santo Antonio no Engenho Sossego, e ensinava a alunos da 1ª a 4ª Série. Em seguida contratada pela Subvenção, Prefeitura e Cooperativa Mista dos Trabalhadores Rurais, passou a lecionar na Escola Deoclides de Andrade Lima. Em 1979, foi contratada pela prefeitura e em 1987 sendo efetivada. Brasilina, se destacou no PETI-Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Agente Comunitários de Saúde e Educação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vicência e no LIONS Clube do município.

Proposição do vereador Alessandro Carlos (Professor Sandrão)

- Abdalaziz de Moura Xavier de Moraes - Natural de Nazaré da Mata, tem participado de diversas atividades no município desde 1998, com fortes relações. Filósofo, teólogo e educador, criou o SERTA-Serviço de Tecnologia Alternativa, através de um trabalho desenvolvido no Sertão de Pernambuco com referencial sobre a natureza. Desenvolveu uma articulação com a agricultura orgânica, tomando uma dimensão nos princípios da Agroecologia. Moura, como é conhecido por muitos, é autor da Pedagogia de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável-PEADS. Quando jovem, já passava suas férias na casa de familiares no Engenho Paji, daí, esse relacionamento de presença e parceria com a Princesa Vale do Siriji, com o sentido profissional, mas também afetivo.