III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

quarta-feira, novembro 09, 2022

Associação de Agricultores promove Seminário de Agroecologia sobre Segurança Alimentar e Nutricional em Lagoa de Itaenga

 

Com informações - Jornalista Josi Marinho - O município de Lagoa de Itaenga, na Mata Norte de Pernambuco, vai sediar o 1º Seminário de Agroecologia para a promoção da Segurança Alimentar e Nutricional, promovido pela Associação de Produtores e Moradores Agroecológicos do Imbé, Marreco e Sítios Vizinhos –ASSIM. A programação acontece na quinta- feira (10/11), no Centro do Artesanato de Lagoa de Itaenga, de 8h às 17h, e na sexta- feira (11/11), em frente a Igreja Matriz de São Sebastião, de 6h às 12h.

O evento visa sensibilizar as pessoas envolvidas na produção de alimentos, na assistência técnica rural, assim como toda a sociedade consumidora sobre os benefícios e as vantagens do mercado de produtos agroecológicos, desde o campo até a mesa.

A programação do evento contempla uma roda de conversa com acesso às mais diversas informações sobre “Agroecologia na Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional”. Aprofundando conhecimentos sobre “A importância da Agricultura Familiar na produção de alimentos agroecológicos”, será abordado o papel socioeconômico, ambiental e cultural da produção orgânica.  Outro painel temático faz uma  abordagem da “Segurança Alimentar na terceira idade” e sobre “Alimentação saudável na prevenção de doenças”.

Estão previstas ainda a apresentação da orquestra Divina Sinfonia, composta por crianças e adolescentes que fazem parte do SERTA, e uma exposição de pesquisas e projetos no campo da Agroecologia. Os participantes também poderão degustar alimentos das oficinas de culinária, desenvolvidas por pessoas idosas do Projeto Nos Trinques: alimentação saudável e consumo consciente, realizado pela ASSIM.

Alunos da rede municipal de Ensino estarão participando da programação. A ideia é estimular a vivência do conteúdo sobre Agroecologia no ambiente escolar. O Seminário é uma das ações do Projeto Nos Trinques, iniciativa que visa promover a participação ativa e contínua de pessoas idosas e seus familiares - agricultores familiares, clientes das feiras agroecológicas e participantes do Grupo de Convivência de Lagoa do Itaenga, para que se reconheçam como atores sociais de um projeto que fomenta o consumo consciente e a segurança alimentar. É executado em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos e a Prefeitura de Lagoa de Itaenga, com o apoio dos financiadores Daniel, Elo, Grupo GR, Meta, Nubank e Usiminas.

 

Inauguração - O encerramento do Seminário de Agroecologia será marcado pela inauguração da Feira Agroecológica de Lagoa de Itaenga. Na ocasião, um grupo de agricultores associados da ASSIM realizará a comercialização dos produtos orgânicos, no horário das 6h às 9hs. Estarão disponíveis uma variedade de produtos como hortaliças, tubérculo, frutas e produtos beneficiários (bolos e pães). A feira vai funcionar sempre ás sextas- feiras, em frente a Igreja Matriz de São Sebastião, no centro de Lagoa de Itaenga, 6h às 9h.

Primeiro Dia (10/11- Quinta- feira)- Centro de Artesanato de Lagoa de Itaenga

08h30 -09h00         Abertura e composição da mesa (Rep. do Conselho, CCI, Rep. Dos Idosos, Prefeitura, Sec. Da Educação, Transporte, Assist. Social e da Agricultura, ASSIM, Cood. Do projeto, Rep. Da Cultura local, SERTA, IFPE, STTR, ACREDITAR, Geração Futuro)

09h – 09h30 Leitura da programação e apresentação cultural

09h30 – 10h30       Mesa redonda “Agroecologia na Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional”

(Convidados: SIMONE RABELO DA CUNHA - Doutorado em Oceanografia Biológica/ Universidade Federal do Rio Grande; Mestrado em Oceanografia Biológica/ Universidade Federal do Rio Grande; Graduação em Oceanografia/ Universidade Federal do Rio Grande

THIAGO EDVALDO – Técnico em Agropecuária pelo IFPE, Engenheiro Agrônomo pelo IFPE, licenciado em Ciências Agrícolas pela UFRPE, Mestrando em Agroecologia e desenvolvimento Territorial pela UNIVASP.

Mediador: ELMIR BEZERRA DE LIMA- Técnico em Agroecologia - SERTA, Engenheiro Agrônomo - IFPE/CVSA, Mestrando Em ciências Ambientais Pelo PPCIAM - UFRPE/UFAPE, Educador do Campo em práticas agrícolas pelo Estado e Arte Educador do SERTA.

11h30 – 13h - Almoço

13h – 13h30 Apresentação cultural - orquestra Divina Sinfonia, composta por crianças e adolescentes que fazem parte do SERTA

13h30 – 15h -A importância da Agricultura Familiar na produção de alimentos agroecológicos (Convidada: Gizelia Barbosa Ferreira – Engenheira Agronôma/ Universidade do Estado da Bahia, Mestrado em Agroecologia: o enfoque para a sustentabilidade rural/ Universidade Internacional de Andalucia, Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural e Especialização em Docência para Educação Profissional e Tecnológica/ IFPE)

15h – 15h40 - Abordagem da segurança alimentar na terceira idade (Convidada: RUBENICE FREITAS- Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural/ Universidade Federal de São Carlos;

Graduação em Ciências Agrícolas/ Universidade Federal Rural de Pernambuco/ Graduação em Bacharelado em Agronomia e Técnico em agropecuárea / IFPE Vitória de Santo Antão)

15h40 – 16 – 40 - Atividade cultural (Ciranda)

16:00 Exposição dos banner (pesquisas e projetos na área da Agroecologia)

15h40 – 16h40 - Degustação das receitas realizadas durantes as oficinas desenvolvidas atrvés do Projeto Nos Trinques

Segundo Dia (11/11- Sexta- feira)- Em frente a Igreja Matriz de São Sebastião- Centro

06h – 09h - Comercialização dos produtos dos/as agricultores/as de Lagoa de Itaenga acompanhados/as através do projeto Nos Trinques

08h30- 9h30 - Palestra: Alimentação saudável na prevenção de doenças

(Convidada: ELAINE RODRIGUES- culinarista afetiva. Empreendedora Social e idealizadora do Programa Social de Gastronomia, Artes e Delícias (ONG), consultora de alimentação sustentável, em parceria com agricultores e produtos orgânicos)

09h - Massagem para os participantes

10h - Sorteio de uma cesta de produtos orgânicos