Os 192 anos de criação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), comemorados no último dia 13, foram lembrados pelo deputado Antônio Moraes, do PSDB. Nesta quinta (21 de agosto), o parlamentar ressaltou que, pela primeira vez, a alta instância da Magistratura Estadual preparou um ciclo de ações com prestação de serviços para celebrar a data.
Moraes explicou que as comemorações tiveram início na semana passada e se estenderam até o último sábado (16). Segundo ele, a programação contou com a 1ª Quinzena Pernambucana do Júri, que vai julgar 448 processos, e a Quinzena Estadual de Apoio ao Idoso, criada para agilizar o andamento de ações voltadas para esta parcela da população.
A instalação das Câmaras Cível e Criminal também está entre as iniciativas. Cada Câmara será composta por três desembargadores e funcionará por 90 dias. A finalidade da medida é cumprir meta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estipula o julgamento, até 31 de dezembro deste ano, de ao menos 80% dos processos distribuídos até 31 de dezembro de 2011.
Antônio Moraes acrescentou que a celebração marcou os seis meses de gestão do presidente do TJPE, desembargador Frederico Neves. O deputado afirmou que teve o prazer de ser colega do magistrado na Universidade Católica de Pernambuco. O parlamentar também parabenizou todos os desembargadores, juízes e funcionários do Poder Judiciário pela dedicação e empenho em melhorar a assistência à população no Estado.
Além de uma missa de ação de graças, a instituição ainda promoveu solenidade no Palácio da Justiça, no Recife, para marcar o aniversário. Na ocasião, foram concedidas medalhas a diversas personalidades pelos serviços prestados à Justiça, além do Diploma de Honra ao Mérito em reconhecimento à atuação de servidores.
Fonte - ALEPE