III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

terça-feira, maio 16, 2023

Vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, acompanha ministra da Saúde e garante apoio do Governo de Pernambuco para o desenvolvimento da Hemobrás

A vice-governadora de Pernambuco Priscila Krause acompanhou, nesta segunda-feira, 15/05, as ministras da Saúde, Nísia Trindade, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, em uma visita às instalações da fábrica da Hemobrás, no município de Goiana, Litoral Norte do Estado. Na ocasião, Priscila reforçou o apoio do Governo de Pernambuco no fortalecimento da Hemobrás e na autossuficiência do Brasil na produção de hemoderivados.
Durante a visita, a vice-governandora também garantiu o reforço da infraestrutura viária para o desenvolvimento do Polo Farmacoquímico na região. “Nós, do Governo de Pernambuco, estaremos juntos do Governo Federal para que a Hemobrás funcione a pleno vapor como esperamos”, disse Priscila em coletiva de imprensa após a visita. “A Hemobrás tem um direcionamento para a empregabilidade de pessoas da região. Ao Governo do Estado cabe também a concentração de esforços na infraestrutura necessária para desafogar essa região, como a construção do Arco Metropolitano, que é uma prioridade da gestão da governadora Raquel Lyra”, completou.
Priscila lembrou que a decisão do Governo Federal de instalar a Hemobrás em Pernambuco, nos anos 2000, foi em virtude de uma política de sangue existente no Estado desde a década de 70 com a criação do Hemope. “A história de vanguarda de Pernambuco no desenvolvimento e consolidação da política de sangue foi o que credenciou nosso Estado para receber a estatal. Além disso, a Hemobrás traz desenvolvimento para Pernambuco, pois ela movimenta uma rede que vai desde os insumos até a qualificação das pessoas”, completou. Acompanhou a vice-governadora na visita os secretários de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, de Ciência e Tecnologia, Mauricélia Vidal Montenegro, e a secretária executiva de Saúde, Bárbara Florêncio.
Autossuficiência
A ministra Nísia Trindade reforçou que o funcionamento pleno da Hemobrás, que pode acontecer a partir do ano de 2025, vai ajudar o Brasil a diminuir a dependência de importação de medicamentos para atender aos pacientes com hemofilia e outras doenças relacionadas à coagulação sanguínea. Segundo ela, os custos para esses medicamentos são na ordem de R$ 1,5 bilhão por ano.
“O pleno funcionamento da Hemobrás é um passo fundamental para o Brasil reduzir a sua dependência externa no setor de derivados do sangue e biotecnologia. Desde 2004, essa tem sido uma trajetória de sucesso. Importantes parcerias público-privadas vêm se firmando”, pontuou a ministra. Fotos: Américo Nunes/Divulgação