III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

segunda-feira, maio 22, 2023

GOVERNADORA DE PERNAMBUCO, RAQUEL LYRA, ESCUTA DEMANDAS DO SEGMENTO AGROPECUÁRIO - PRESIDENTE DA AFCP E COAF, ALEXANDRE ANDRADE LIMA, PARTICIPOU DO ENCONTRO

Governadora Raquel Lira recebeu várias entidades do agro pernambucano na sexta-feira (19/05). Cada ramo apresentou demandas junto com os deputados estaduais Antônio Moraes, France Hacker, Nino de Enoque e Henrique Queiroz Filho. O crescimento agropecuário dos últimos anos foi apresentado através da Federação Estadual da Agricultura, que tem como presidente Pio Guerra. Ele demonstrou um crescimento significativo. Mas também foram defendidas medidas contra a gripe aviária diante de casos constatados no país. Demandas já foram enviadas para a Adagro, órgão vinculado à secretaria de Agricultura, liderada por Aloísio Ferraz, presente no encontro. E a governadora recebeu pleitos das sucroenergéticas, a exemplo das usinas-cooperativas de canavieiros, defendidos por Alexandre Andrade Lima, presidente da Associação dos Fornecedores de Cana (AFCP) e da Cooperativa da Usina Coaf em Timbaúba.
"Mostramos à governadora que o Estado perde em ICMS se deixar de estimular a produção sucroenergética", disse Lima. Na última safra, somente com as usinas-cooperativas produtoras de etanol em PE, foi gerado R$ 1,7 milhão desse imposto ante os R$ 36 milhões anterior quando havia crédito presumido do ICMS. O Sindicato das Indústrias do Açúcar e do Álcool, representado pelo presidente Renato Cunha, defendeu a continuidade dessa política para todas as usinas no Estado, com base no que ocorria anteriormente. Lima esclarece que o déficit na geração de ICMS resultou principalmente em função da mudança na política sobre a taxação dos combustíveis, onde alterou a base de cálculo também do etanol, modificando de 25% para 15,52%. O presidente da Coaf aproveitou para convidar a governadora para conhecer uma das três usinas-cooperativas (Coaf em Timbaúba, CoafSul em Ribeirão, e Agrocan em Joaquim Nabuco), uma vez que estas unidades industriais bateram recordes de produção nesta safra. Entretanto, assim como todas usinas do Brasil, a Coaf também sentiu o impacto sobre o faturamento diante das medidas federais nos impostos do PIS/Cofins e sobre o ICMS estadual, das quais todo o setor sucroenergético e os governadores dos estados aguardam uma mudança da União a partir de julho. Lima aproveitou e presenteou Raquel com a cachaça Coaf, produzida e distribuída gratuitamente.