III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

sábado, maio 27, 2023

Irah Caldeira e Jorge de Altinho são os artistas homenageados do São João do Recife 2023

Foto: Helia Scheppa/PCR
A Prefeitura do Recife anunciou 20 dias de festa para celebrar o Tradicional Ciclo Junino. O prefeito João Campos esteve reunido com o Secretário de Cultura Ricardo Mello e do Presidente da Fundação de Cultura, Marcelo Canuto, e divulgou o “Recife Junino”. Serão homenageado três santos: Santo Antônio, São João e São Pedro. Também serão homenageados a cantora Irah Caldeira e o cantor Jorge de Altinho. O evento terá 20 dias de festa com forró, xote, baião, coco, ciranda e muito balançê, sanfoneiro, quadrilha e muita alegria. Serão 800 atrações:  Alceu Valença, Elba Ramalho, Anastácia, Santanna, Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Geraldinho Lins, Em Canto e Poesia, Quinteto Violado, Nando Cordel, Novinho da Paraíba, Coco dos Pretos, Ciranda Dengosa, Terezinha do Acordeon, Ciranda Imperial, Bia Marinho, Coco do Juremá, Nádia Maia, Cascabulho, Fim de Feira, Ciranda do Egídio, Assisão, Mestre Ambrósio, Salatiel D’ Camarão, Muniz do Arrasta-pé, Família Salustiano, Lia de Itamaracá, Forró na Caixa, Alcymar Monteiro e Mestre Gennaro, além de Tintim por Tintim, Bailinho Kids e Arraialzinho da Fada Magrinha, Jorge de Altinho e Irah Caldeira entre outros. A prefeitura vai disponibilizar polos em: Sítio Trindade, Recife Antigo e  Arraial Novo da Rio Branco. 

Homenageados

Irah Caldeira

Arrastando pé atrás da sonoridade nordestina nascida da mistura entre zabumba, triângulo e sanfona, Irah Caldeira percorreu todo o Nordeste, a poeira subindo e o suor descendo, para encorpar performance e colecionar repertório até escolher Pernambuco como casa e cenário para sua carreira musical. Nascida em Minas Gerais, iniciou-se nos do Recife na década de 1990, dando voz a compositores como Petrúcio Amorim, Accioly Neto e Maciel Melo, entre outros caboclos sonhadores e cantadores.

De arraial em arraial, confirmou-se uma das mais importantes intérpretes femininas dos ritmos nordestinos, tendo gravado vários discos e participações na obra de companheiros e pareias de palco e sala de reboco. Dona de uma voz inconfundível e de uma energia inesgotável, é especialista em balancê e abarrotadora de salão das mais infalíveis e ligeiras que já rezaram na cartilha do São João nordestino.

A artista expressou sua felicidade ao receber a notícia no evento de abertura do Ciclo Junino, no Sítio Trindade. “Acho que é explícita a alegria e o sentimento de gratidão que envolve este momento. Também é uma honra ser homenageado ao lado de Jorge de Altinho, que eu sou fã”, disse..

Jorge de Altinho

Nascido na cidade de Olinda, Jorge Assis de Assunção mudou-se ainda criança para o interior pernambucano, onde sua vida encontraria um novo norte. Aliás, um Nordeste inteiro de sonoridades e referências poéticas e musicais. Entre violeiros, aboiadores, sanfoneiros e emboladores, ganhou um rumo e até alcunha nova, sagrando-se Jorge de Altinho nos salões cheios de arrasta-pé da região onde cresceu. Estudioso de música, nem ligou, deixou o povo falar e ousou introduzir os metais no forró, fazendo, pela primeira vez nos palcos e arraiais nordestinos, sanfona rimar com trombone. Gravou mais de 40 álbuns de sucesso, foi bater até no programa do Chacrinha, onde ganhou vários discos de ouro - e nenhum troféu abacaxi. Confirmou-se sinônimo de forró, cantor e compositor dos mais requisitados, lembrados e cantados nos festejos juninos de todo o Nordeste, assinando sucessos como “Petrolina-Juazeiro”, “Confidências” e “Andorinha Só não Faz Verão”. Festa de São João, para ser boa mesmo, tem que ter Jorge de Altinho no palco. E pra ser ótima, faz questão até de lhe render homenagem. “Ser homenageado e reconhecido na cidade que eu escolhi para morar, cidade que eu amo e que é a minha cara, é muita emoção. Eu agradeço de coração esse reconhecimento do nosso trabalho e da nossa estrada. Quero parabenizar você, prefeito, além da Secretaria de Cultura, a Fundação de Cultura e todos da prefeitura que colaboraram para a gente fazer um ciclo junino bem nosso, bem tradicional, resgatando a nossa cultura. Isso é uma injeção de ânimo muito grande”, declarou o cantor.