III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

quinta-feira, maio 25, 2023

Mestre Calú do Mamulengo Flor do Jasmim em Vicência, conta um pouco da sua trajetória (vida e arte), para os alunos da EJA da Escola Municipal Luiz Maranhão

A arte e cultura do presépio do mamulengo pode ser apreciada em Vicência, com o trabalho e dedicação do Mestre Calú, do Mamulengo Flor do Jasmim. A Escola Municipal Luiz Maranhão no município, tem valorizado esse artista/artesão. Na escola a Sala de Leitura recebeu o nome de: Antônio Joaquim de Santana - Mestre Calú. Diversas atividades são vivenciadas para a valorização e aprendizagem da arte do mamulengo. Na noite da quarta-feira (24/05), profissionais da Sala de Leitura, equipe gestora e alunos da EJA-Educação de Jovens e Adultos, vivenciaram um momento de resgate da história do Mestre Calú. Muitas perguntas para aprofundar melhor os conhecimentos do criador do mamulengo, que há 59 anos, mantém a tradição com seus 200 bonecos. Com muita empolgação, a professora Salete da Sala de Leitura, comentou de ser entusiasta do Mestre Calú e ficou feliz quando ele citou que conheceu seu pai.

"Felicidades, é o que posso dizer de está nessa escola me acolheu e poder contribuir com todos sobre minha história e do me mamulengo", comentou Seu Calú, que esteve acompanhado pelo produtor Edson Ramos e Presidente da Associação Mamulengo Flor do Jasmim. 

Antônio Joaquim de Santana nasceu no dia 06 de agosto de 1945, no Engenho Independência, em Vicência-PE e o Mamulengo Flor do Jasmim foi fundado em 1964. Dia 12 de agosto de 2022, Mestre Calú foi eleito Patrimônio Vivo de Pernambuco. As visitas a sede do Presépio Mamulengo Flor de Jasmim, que fica na Rua Daniel Florêncio Dias, nº 14, Centro, Vicência-PE, poderão ser realizadas de domingo a domingo.