III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

terça-feira, dezembro 13, 2022

Escolas de Limoeiro apresentam trabalhos de sucesso em mostra promovida pela Secretaria de Educação de Pernambuco

Por jornalista Luís Correa - Duas Escolas de Referência em Ensino Fundamental (EREF) do município de Limoeiro, Zona da Mata Norte do Estado, foram escolhidas para apresentarem na capital de Pernambuco, Recife, seus trabalhos que foram sucesso desde seu planejamento até a sua execução na “I Mostra de Experiências Exitosas – Matemática: Socializando Saberes”. 

As EREF Ginásio de Limoeiro Arthur Correia de Oliveira e Suzel Galiza foram as representantes, através dos professores de matemática Reginaldo Queiroz e Lilian Cabral em ação que aconteceu na última terça-feira, 06 de dezembro, na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) em Recife. O evento é organizado pela Secretaria de Educação de Pernambuco com a colaboração de todas as Gerências Regionais de Educação (GRES).

Essa iniciativa divulga trabalhos e projetos na área de matemática que obtiveram sucesso. Segundo a Secretaria de Educação de Limoeiro, as escolas foram escolhidas por desenvolverem “A Semana da Matemática: História, oficinas, simulados e Palestras” que buscavam divulgar e discutir a matemática em seus múltiplos aspectos através de palestras, minicursos, oficinas, debates e outras atividades. Entre as ações desenvolvidas com os estudantes, algumas chamaram a atenção como a batalha naval humana, sendo os próprios alunos protagonistas da atividade. 

O professor Allanjones Azevedo destaca quais foram os resultados obtidos durante as atividades e como é importante esse reconhecimento para a educação da região. “Foram trabalhos prazerosos de realizar, com essas atividades pudemos melhorar o processo de ensino e aprendizagem da matemática das redes públicas de ensino básico, a partir das discussões promovidas sobre a disciplina”, comentou o professor.

E continuou. “Aumentou o número de alunos interessados na disciplina, mostrando uma empatia pela matemática e a tornando mais prazerosa em sala de aula. Rompemos barreiras da rotina e do comodismo, características estas encontradas no ensino da matemática apresentadas no ensino brasileiro. Portanto a ludicidade é sem dúvida uma grande oportunidade que o professor de matemática possui para desenvolver outras habilidades e competências no aluno”, ressaltou Allan.

Reginaldo Queiroz, um dos professores representantes, se emocionou ao falar do processo e aprendizado dos alunos durante a execução do projeto nas escolas. “Para os estudantes frisei que ficou o aprendizado diferenciado, pois nossos alunos vibram quando inovamos com os lúdicos e mostramos a utilidade da matemática para a vida. Os responsáveis dos estudantes informaram que vivenciaram algumas ações com seus filhos e netos e acharam isso sensacional e muitos se emocionaram com os saberes adquiridos. Meu melhor salário é ver cada aluno realizado com nossas orientações” pontuou Reginaldo.