III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

terça-feira, dezembro 13, 2022

Escola Municipal Luiz Maranhão em Vicência, homenageia o Mestre Calú, com seu nome na Sala de Leitura "Antônio Joaquim de Santana - Mestre Calú"

A segunda-feira (12/12), iniciou com uma programação especial na Escola Municipal Luiz Maranhão em Vicência. A equipe gestora, professores, equipe de apoio e alunos receberam Antônio Joaquim de Santana, Mestre Calú. A presença do mamulengueiro na unidade de ensino foi para participar da homenagem com seu nome na Sala de Leitura "Antônio Joaquim de Santana - Mestre Calú", antes Mundo Mágico. A gestora professora Lenira Jerônimo, enfatizou que é uma honra prestar uma homenagem a essa pessoa tão prestativa, talentosa e que por diversas vezes contribuiu para atividades na escola. 

O evento contou com registros fotográficos e filmagens, aposição da placa e entrega da placa marcando a iniciativa. Com o período de pandemia as aulas foram afetadas e as escolas tiveram que se adaptarem ao ensino remoto, mas mantendo o ritmo de atendimento aos alunos. Daí, a Secretaria Municipal de Educação e Esportes,  por meio do Departamento Pedagógico, trabalhou a proposta temática sobre: Reensino na perspectiva da alfabetização e do letramento. A escola desenvolveu o Projeto: A importância do teatro de mamulengo para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem com alunos dos 6º Anos (pós-pandemia). Aproveitando para mostrar aos alunos pessoas ilustres e construtores da história do município. Quando se decidiu pelo nome do Mestre Calú, todos envolvidos concordaram, pela sua contribuição na cultura, arte de fazer bonecos com materiais recicláveis, a influência dos seus familiares terem estudado na escola, a sua história de vida e perseverança. Os professores trabalharam diversos gêneros textuais: conto, biografia, site, pesquisa consolidada em gráficos, entrevista entre outros.