sábado, maio 23, 2020

Mais municípios em Pernambuco na Plataforma " Atende em Casa" e o Estado chega a 600 leitos de UTIS para pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19

Cerca de 6,9 milhões de pernambucanos - ou 70% da população do Estado - já têm o aplicativo Atende em Casa à disposição. A partir deste sábado, (23/05), os municípios de Altinho, Bezerros, Manari, Buíque, Ipubi, Santa Cruz e Exu também terão acesso à plataforma, que orienta remotamente pessoas com sintomas gripais. Com isso, Pernambuco chega a 100 municípios onde a ferramenta está disponível para uso. O aplicativo Atende em Casa, que pode ser acessado pelo site www.atendeemcasa.pe.gov.br ou baixado em smartphones Android, conta com 66,8 mil usuários cadastrados. Ao todo, 7,9 mil pessoas foram orientadas a procurar uma unidade de saúde e mais de 13,5 mil a permanecer em isolamento domiciliar.
Cem profissionais de saúde foram treinados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) para atuar no app. Eles receberam orientações quanto ao uso do aplicativo, protocolos clínicos da Covid-19 e fluxo de atendimento nas unidades de saúde. 
Nesta sexta-feira (22/05), Pernambuco alcançou a marca de 600 novos leitos de UTI abertos para atendimento exclusivo aos pacientes suspeitos ou confirmados para Covid-19. Já são mais de 1,3 mil leitos abertos no estado, sendo 600 de UTI. As aberturas mais recentes ocorreram no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru. Foram 10 novas vagas, totalizando 40 leitos de UTI na unidade.
Além destes, mais 18 leitos de UTI foram abertos no Hospital Regional do Agreste, também em Caruaru. Por sua vez, o Hospital Real Português, no Recife, abriu mais 10 leitos de UTI, somando 30 conveniados ao SUS. 
O constante número de aberturas reflete o esforço do Governo de Pernambuco para ampliar a rede de saúde pública, que hoje conta com um cronograma permanente de abertura de novos leitos.