sexta-feira, maio 01, 2020

Governo de Pernambuco lança programa de suporte psicológico para profissionais de saúde e amplia o aplicativo Atende em Casa

Para proteger os profissionais da rede estadual de Saúde que estão na linha de frente do atendimento aos pacientes da Covid-19 e que estão passando por momentos de stress, angústias e medo, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), implanta, nesta quinta-feira (30/04), o programa Acolhe SES. Trata-se de uma central de teleatendimento, voltada para profissionais da pasta e familiares dos servidores vítimas da Covid-19 para auxiliar este público. As chamadas, gratuitas, devem ser feitas para o 0800.081.4100, de segunda a sábado, das 7h às 19h, exclusivamente para profissionais da SES-PE e seus familiares. A central contará com uma equipe multiprofissional formada por psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, sanitaristas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, residentes em Saúde Mental e Saúde da Família e profissionais que trabalham com Terapias Integrativas. Ao todo, são cerca de 40 pessoas, entre teleatendentes, equipe de retaguarda (psiquiatras e psicólogos) para atuação em casos mais graves e supervisão técnica. 
A partir da quarta-feira (29/04), o aplicativo Atende em Casa chegou a mais duas cidades pernambucanas, totalizando nove. Goiana e Garanhuns se juntam a Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata, Camaragibe, Caruaru e Serra Talhada e agora também são atendidas pela ferramenta, criada em parceria pelo Governo do Estado e Prefeitura do Recife. Ao todo, quase 4 milhões de pessoas serão beneficiadas. O Atende em Casa é indicado para pessoas com sintomas gripais e que estão em dúvida sobre se devem procurar ou não uma unidade de saúde. Antes de sair, você pode e deve acessar www.atendeemcasa.pe.gov.br e seguir os procedimentos indicados. O aplicativo realiza uma classificação de risco e, se necessário, permite que médicos, enfermeiros ou residentes médicos façam videochamadas e orientem os usuários. O Atende em Casa também está disponível para smartphones Android ou iOS.