A coordenação do Programa Saúde na Escola da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Vicente Férrer-PE, em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família-NASF, promoveu nos dias 07 e 08/08, palestras e atividades lúdicas nas escolas José Alves de Araújo e Albertina de Oliveira, sobre alimentação saudável na infância. A alimentação e nutrição constituem requisitos básicos para a promoção e a proteção de saúde e a abordagem desse tema contribuído para a formação de hábitos alimentares saudáveis assim como a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, cujas causas estão estreitamente relacionadas ao consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar, gorduras e sódio e na adoção de um modo de vida sedentária. A coordenadora do PSE, Débora Rodrigues, afirma que os educandos constituem um público vulnerável a publicidade de alimentos e aos modismos de um conjunto de dietas que podem ter repercussão importante no consumo alimentar e consequentemente no estado de saúde. A fonoaudióloga do NASF, Dandara Albuquerque, também afirmou que os hábitos alimentares de crianças em idade pré-escolar podem interferir na mastigação e na fala e com isso elas devem consumir alimentos mais duros e fibrosos, proporcionando o equilíbrio funcional e muscular do sistema estomatognático (sucção, mastigação, deglutição, fala), o que reforça o tema do trabalhado. Com informações - Assessoria de Comunicação
