quarta-feira, agosto 14, 2019

Nazaré da Mata-PE: Secretaria de Saúde da prefeitura realizou o Hiperdia nos PSF's

A Secretaria de Saúde de Nazaré da Mata-PE, intensificou nos PSF's (Postos de Saúde da Família), o Programa Hiperdia. Segundo Vera Dantas, Secretária de Saúde do município, a ação tem por objetivo cadastrar e acompanhar todos os pacientes hipertensos e diabéticos a fim de que através do cuidado especial se consiga fazer um controle das doenças e garantir uma melhor qualidade de vida aos pacientes."Quando o paciente é atendido nas Unidades de Saúde do município e é identificado o problema, os mesmos são encaminhados para o Hiperdia. Os pacientes são cadastrados no Programa e passam a ser acompanhados pela equipe multidisciplinar de acordo com a necessidade individual de cada um", finalizou Vera Dantas. A linha de cuidado do Programa conta com os seguintes atendimentos:
• Atendimento médico;
• Atendimento de enfermagem;
• Assistência Fisioterápica;
• Assistência Odontológica;
• Acompanhamento Nutricional;
• Avaliação Oftalmológica;
• Atividade Física;
• Assistência Farmacêutica;

Essa semana, as Unidades de Saúde de Babilônia e Paraíso, realizaram testes rápidos, verificação PA e HGT e peso. Iniciaram rastreamento nestas comunidades de DM e hipertensão HAS, além de palestras sobre o tabagismo e distribuição de dispositivos para ajudar as pessoas que querem parar de fumar, regado a um café completo. Texto: Joba Ribeiro - Fotos: Divulgação