A Prefeitura Municipal de Machados - PE, através de Secretaria de Saúde esta trabalhando contra a deficiência de médicos que está acontecendo em nosso país.
O “desafio mais crítico” para o enfrentamento dos problemas da saúde é a formação de profissionais. A opinião foi manifestada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em audiência pública.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), informou o ministro, há em média apenas 1,8 médico em cada mil habitantes no Brasil. Na Argentina, comparou, são 3,2 médicos por mil habitantes, índice que chega a 3,7 no Uruguai, 4 na Espanha e 6,7 em Cuba.
Como exemplo, ele informou que em Brasília há uma média de 4 médicos por mil habitantes.
Mesmo assim com tanta dificuldade a gestão municipal está trabalhando, já obtivemos aumento cerca de 100% de aumento no atendimento na saúde. No mês de janeiro e correntes meses foram atendidos cerca 48 / 190/ 194/ 225 pessoas atendidas, um crescente atendimento na área de fisioterapia.
Ortopedia: 20/ 125/128 ;
Pequenas cirurgias: 4
Plantonistas: 221/208/ 313; 360/396/401; 188/166/211; 174/263/300; pessoas atendidas por plantonistas semanais.
No momento o Hospital Edson Álvares esta com 10 médicos no geral, em atendimento incluindo (plantonistas e ambulatórios) mais quatro médicos residentes da cidade que atendem nos PSFS ( UBS). Totalizando 14 médicos na cidade!
Estamos incansavelmente trabalhando para regularizar todos os plantões com médicos.
Aumento,mais de 100% dos atendimentos nos PSF de Machados com isso a melhora de saúde da população sendo que pela primeira vez na história se faz o que o Ministério da Saúde espera de um município : qualidade na atenção básica de saúde e medicina preventiva!
Ao assumir em Janeiro a nova equipe iniciou um trabalho de recuperação, que até o momento ainda está sendo feito:
Ambulâncias e carros recuperados;
Aparelho de eletro recuperado e em uso;
Aquisição de colchões e lençóis do Hospital;
Temos especialistas: Cardiologia, Pediatria;Ortopedia e pequenas cirurgias;
Laboratório ampliado, com atendimento na recepção do hospital.
Reestruturação da copa /cozinha com melhorias efetivas do atendimento de refeições dos pacientes e funcionários com supervisão de nutricionista.;
Reestruturação e recuperação do arquivo de fichas e prontuários de pacientes;
Reestruturação da limpeza geral do hospital;
Ampliação no atendimento de ultrassom;
( Fonte: Senado Federal; PMM)