O hospital possui nove elevadores e no momento apenas três funcionam normalmente, gerando vários transtornos no atendimento aos pacientes
Foto: Reprodução - Do NE10
Depois de apresentar problemas nos elevadores, principalmente na última segunda (8), a diretoria do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), optou por suspender novas internações, mantendo apenas internações de emergência ao paciente em tratamento oncológico, hemodiálise, pós-transplante e portadores de aids em acompanhamento no HC. O hospital possui nove elevadores e no momento apenas três funcionam normalmente, gerando vários transtornos no atendimento aos pacientes. Gestantes de alto risco estão sendo encaminhadas para outras maternidades
Em relação aos demais pacientes internados que aguardam cirurgia ou exame, os médicos estão avaliando a situação de cada um deles e, dependendo do seu quadro clínico, estão dando alta hospitalar. O hospital garante com a normalização da situação dos elevadores, o centro médico entrará em contato com o paciente para interná-lo novamente e prosseguir com as condutas clínicas e cirúrgicas. Consultas e cirurgias ambulatoriais serão preservadas. Hoje, há 242 pacientes internados no HC.
Para atender à demanda de transporte nos elevadores, está sendo divulgada na unidade uma programação com horários definidos para servidores, pacientes, visitas, medicações, alimentação e serviços de lavanderia. Os elevadores passam por manutenção, mas a assessoria de imprensa do HC ainda não tem informações sobre quando a situação normaliza.
O HC dispõe de 404 leitos e registra mensalmente cerca de 20 mil consultas, 40 mil exames laboratoriais e 5,5 mil cirurgias.