RENATA COUTINHO, da Folha de Pernambuco
Aguinaldo Lima
O major Sérgio Ricardo Castro, de 46 anos, morreu em um acidente, na tarde desta sexta-feira (19), no quilômetro 124 da BR-232, no município de Caruaru. O oficial vinha em uma caminhonete da Polícia Militar (PM), de placa PFA-9391, onde também estava o soldado Adriano Marques da Silva, 39, que ficou ferido. As vítimas, ambas lotadas no Comando de Policiamento do Agreste (CPA), voltavam de uma reunião no Recife. Eles seguiam para Caruaru quando o veículo colidiu na traseira de um caminhão. O policial rodoviário Elisson Bezerra foi um dos primeiros a chegar no local do acidente, por volta das 14h30. Segundo ele, o caminhão tinha saído de uma pedreira e estava carregado com brita. Com a colisão, apenas uma faixa da rodovia ficou liberada para o tráfego, deixando o trânsito lento na localidade.
O caminhão vinha na faixa de trânsito lento quando foi atingido na traseira pela caminhonete da PM. O motorista do caminhão fugiu do local. “A hipótese mais provável é de que o soldado tenha cochilado ao volante, o que reforça a tese de que não havia sinais de frenagem na pista”, comentou Bezerra, alertando que ambos poderiam estar cansados para pegar a estrada após o almoço. O policial não descarta ainda a possibilidade de que o veículo oficial tenha sido trancado por outro durante uma ultrapassagem.
O major morreu logo após a colisão. O soldado ficou com as pernas presas nas ferragens e precisou ser retirado do veículo pelo Corpo de Bombeiros. Um helicóptero da Secretaria de Defesa Social (SDS) foi acionado para uma possível transferência do militar ao Recife, mas a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Caruaru conseguiu estabilizar o quadro e levá-lo para o Hospital Regional do Agreste (HRA).
De acordo com o Serviço Social do HRA, o estado de saúde de Adriano Marques é considerado estável. O comandante do 4º Batalhão da Capital do Agreste, coronel Givanildo dos Santos, lamentou o trágico acidente com os colegas. “Uma perda grande”, comentou. Até o momento, a corporação não informou o local de velório e sepultamento do major, mas o funeral deverá ser no Recife
.