III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

terça-feira, outubro 30, 2012

Eduardo recebe os campeões da Olimpíadas Brasileira de Robótica



O governador Eduardo Campos recebeu, na manhã de hoje (30), os estudantes do Colégio Santa Emília (CSE), de Olinda, que foram os grandes vencedores das Olimpíadas Brasileira de Robótica (OBR). O campeonato contou com a participação de 29 equipes compostas por alunos do Ensino Fundamental e Médio do país inteiro e foi disputado em Fortaleza- CE, entre 18 e 21 deste mês.  
Na OBR, Pernambuco conquistou o primeiro título nacional na categoria resgate. A garotada ainda competiu em outras duas modalidades (dança e futebol), arrebatando também duas medalhas de prata. Com o resultado, a equipe pernambucana do Santa Emília ganhou o direito de  representar o Brasil no evento mundial de robótica, a ser realizado na Holanda entre os dias 24 e 30 de junho de 2013. 
Em seu gabinete, Eduardo conversou por mais de uma hora com os estudantes vencedores. Viu performances dos robôs e ouviu atentamente as explicações dadas pelos campeões. Ao final do encontro deu uma boa notícia aos estudantes: “O Governo do Estado será parceiro deste grupo no próximo mundial de robótica, para que possam representar bem Pernambuco e fazer bonito como fizeram na etapa nacional”, garantiu o governador, colocando à disposição dos jovens os equipamentos públicos onde são desenvolvidos aparelhos com tecnologia de ponta, a exemplo do Porto Digital, do Parqtel e do Cetene. 
Hoje, as escolas de referência do estado já oferecem a disciplina de robótica.  A matéria é interdisciplinar e ajuda a despertar o interesse dos estudantes nas disciplinas regulares desenvolvidas nas salas de aulas.  "O governador mostrou-se interessado não só no nosso projeto, mas no desenvolvimento da tecnologia com a educação em todo o estado”, reconheceu o orientador da equipe na OBR, o professor Paulo Marcelo Pontes.
Com 17 anos, o estudante Lucas Cavalcanti, já pode se considerar o veterano da turma de robótica. São mais de cinco anos de dedicação à disciplina e alguns títulos na bagagem. O garoto ficou incumbido de fazer a demonstração do robô vencedor ao governador. Com carinho, defendeu a invenção como “a mais precisa e com mais sensores”.  
Ao final da visita a Eduardo, Lucas reconheceu a importância do encontro e da certeza da ajuda do Estado no mundial.  “Esse reconhecimento que tivemos hoje sinaliza que o Governo quer que a gente continue produzindo. Será ótimo não só para o nosso colégio, mas todas as escolas que vão saber que o governador está apoiando a ideias e produções inovadoras”, aposta o jovem. 
Fotos: Raul Buarque/SEI
Félix Filho
Secretaria de Imprensa Governo de Pernambuco 
Evaldo Costa
Secretário de Imprensa