domingo, maio 03, 2026

Governadora Raquel Lyra decreta situação de emergência em 27 municípios atingidos pelas chuvas

A governadora Raquel Lyra decretou, neste sábado (2), situação de emergência em 27 municípios afetados pelas fortes chuvas. O documento está publicado em edição extra do Diário Oficial, com prazo de 180 dias. O decreto é importante para acelerar a execução de ações emergenciais e solicitação de apoio e investimentos ao governo federal. O anúncio também foi feito aos prefeitos dos municípios atingidos durante reunião virtual na tarde deste sábado. No encontro, com a participação do diretor do Departamento de Restabelecimento e Reconstrução da Defesa Civil Nacional, Paulo Falcão, também foram apresentadas pela governadora as ações estaduais na assistência às famílias impactadas. Participaram da reunião prefeitos da Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata Norte. O decreto de situação de emergência também considera que os habitantes dos municípios afetados não têm condições satisfatórias de superar os danos e prejuízos provocados pelas inundações. Outros municípios ainda podem ter estado de emergência reconhecido pelo Governo do Estado após novas avaliações. Até o momento, o Corpo de Bombeiros já realizou o resgate de 807 pessoas. A Defesa Civil do Estado já registrou 1601 pessoas desabrigadas e 1389 pessoas desalojadas. O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil, já destinou a municípios afetados 1354 colchões, 2158 lençóis, 504 kits de limpeza e 404 kits de higiene. Confira a lista dos municípios em situação de emergência: 1 - Abreu e Lima 2 - Aliança 3 - Araçoiaba 4 - Buenos Aires 5 - Camaragibe 6 - Goiana 7 - Glória do Goitá 8 - Igarassu 9 - Ilha de Itamaracá 10 - Ipojuca 11 - Itambé 12 - Itapissuma 13 - Jaboatão dos Guararapes 14 - Limoeiro 15 - Moreno 16 - Nazaré da Mata 17 - Olinda 18 - Passira 19 - Paudalho 20 - Paulista 21 - Pombos 22 - Recife 23 - São Lourenço da Mata 24 - São Vicente Férrer 25 - Timbaúba 26 - Vicência 27 - Vitória de Santo Antão Foto: Miva Filho/Secom