III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

quarta-feira, abril 26, 2023

Prefeitura de Goiana realiza palestra sobre a sífilis no Centro de Testagem e Aconselhamento

Nessa quarta-feira (26/04), a prefeitura de Goiana, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realizou uma palestra sobre a sífilis para funcionários da saúde do Município, com a palestrante Izabel Pereira, psicopedagoga clínica e aconselhadora do CTA. A iniciativa foi realizada em alusão à campanha "Sífilis Não" pelo Dia Estadual de Intensificação de Testagem para Sífilis.

No ano de 2018 foi registrado um aumento nos casos de sífilis em todo o estado de Pernambuco. Nos últimos anos, a prefeitura de Goiana vem realizando campanhas, testagens gratuitas e aconselhamentos junto à população e, dessa maneira, os números de casos da doença no município diminuíram. No ano de 2018, eram 154 casos de sífilis adquiridos em Goiana. O número foi caindo com o passar dos anos. Em 2019, chegou a 146, em 2020, foram 68 confirmações da doença e, finalmente, em 2022, o número de casos foi para 23 pessoas contaminadas. Nos casos de sífilis em gestantes também houve a diminuição. No ano de 2022, foram 26 registros feitos no município, enquanto nos anos anteriores, os números eram maiores, sendo 44 casos em 2018, 35 em 2019, 30 em 2020 e 34 em 2021. "Esses números demonstram todo o trabalho que vem sendo realizado pela nossa prefeitura, com ações de prevenção, aconselhamento e tratamento das doenças", explica a coordenadora do CTA, Celina Pereira.

A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria "Treponema pallidum". A sífilis é dividida em três estágios sintomáticos. Na primeira fase, aparecem feridas nos órgãos sexuais que não ardem e não coçam. Depois de alguns dias, as feridas desaparecem e, por isso, as pessoas acreditam que estão curadas. Na segunda fase, o individuo fica com manchas vermelhas nas mãos e pés que depois desaparecem e o paciente entra na fase assintomática, mesmo assim, o vírus fica presente no corpo sem sintomas aparentes. Na terceira fase, passados alguns anos, a doença causa danos articulares, neurológicos, entre outros. Mesmo tratando a doença, os danos causados na terceira fase são irreversíveis. Na gravidez, a gestante pode abortar o bebê ou ter um parto prematuro por causa da sífilis ou o feto apresentará má formação, problemas neurológicos, surdez e cegueira (sífilis congênita). O tratamento para mulheres grávidas, recém-nascidos e adultos contaminados é feito através da penicilina. 

A sífilis pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem camisinha com uma pessoa infectada, através de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto. Para prevenir a doenca, o uso adequado da camisinha em todas as relações é essencial e o acompanhamento durante a gravidez são meios simples, confiáveis de se prevenir contra a sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis.

O diagnóstico da sífilis é realizado por meio da avaliação clínica, testes rápidos e exames laboratoriais. As pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a sífilis. Em Goiana, é possível realizar a testagem gratuita no Centro de Testagem e Aconselhamento, na rua Domingos Ramos, 11, centro, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h, sem intervalo.