quinta-feira, abril 20, 2023

Goiana realiza evento gratuito com especialistas em Economia Criativa

De 21 a 23 de abril, acontece de forma gratuita o Abril Criativo - Festival de Economia Criativa de Goiana, com o objetivo de inspirar pessoas da cidade a desenvolverem novos negócios nas áreas da gastronomia, cultura popular, música, vestuário, artesanato e editorial.
Essa será uma oportunidade para mapear as potencialidades de negócios criativos no município, atrair parceiros, apresentar os produtos goianenses, interagir com agências e órgãos do governo do Estado, mostrar as ações da gestão municipal e incentivar o turismo religioso com visitas guiadas às Igrejas seculares construídas no centro histórico de Goiana.
Durante o evento, os participantes vão conferir na primeira noite, no dia 21, às 20h, no Pátio da Misericórdia, palestra com a consultora Karina Zapata sobre "Turismo Criativo, Identidade Cultural, Inovação e Transformação Econômica". No dia seguinte, no dia 22, às 19h30, será a vez do artista plástico Leopoldo Nóbrega palestrar sobre "Arte, Design, Sustentabilidade em Produções Artísticas e Metodologias Coletivas e Desenvolvimento de Produtos". Finalizando, no dia 23, às 19h, a historiadora e empresária Luciana Blabino falará sobre "O empreendedorismo que transforma pessoas e comunidades através da economia criativa". Ainda dentro da programação, após as palestras e no mesmo local, haverá aulas espetáculos com o cantor, compositor e sanfoneiro Beto Hortis acompanhado de Rodriguinho do Acordeon (dia 21), com o grupo Brazi Instrumental (dia 22) e com o brincante Mano de Baé, no dia 23. Durante o dia, o público poderá conferir uma feira criativa com produtos em moda, livros, cestarias, acessórios dos quilombolas, cerâmicas figurativas e muito mais, sempre a partir das 10h, no Pátio da Misericórdia. Haverá também um circuito com visitas guiadas pelas igrejas, ao Museu Zé do Carmo e à Praça do Artesão, em dois grupos, nos horários das 10h30 e às 14h30. O ponto de partida será também no Pátio da Misericórdia, com o Prof. Marcos Paulo.
No domingo à tarde, a partir das 16h, a chef Negralinda vai estar no Pátio da Misericórdia ensinando e falando sobre o empreendedorismo na área da gastronomia. Logo em seguida, teremos a apresentação do grupo Mamulengo Flor do Mulungu - Maestra Titinha. "O Festival Abril Criativo está imperdível para todos aqueles interessados em empreender, inovar e transformar nossa cidade com novos negócios criativos em vários setores. Serão três dias de muito aprendizado e troca de experiências com os melhores especialistas da Economia Criativa da nossa região e essa é a oportunidade de criarmos uma conexão com esses profissionais", explica Luciana Petribu, secretária municipal de Turismo e Desenvolvimento Cultural de Goiana. A programação completa do Festival de Economia Criativa de Goiana está nas redes sociais da prefeitura @prefeitura.goiana (instagram) ou /prefeituramunicipaldegoiana (facebook).