III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

sexta-feira, abril 28, 2023

Governadora Raquel Lyra marca presença na abertura da I ExpoAgro Pernambuco, em Cupira, Agreste do Estado

A abertura da primeira edição da ExpoAgro Pernambuco, realizada no município de Cupira, Agreste pernambucano, foi prestigiada pela governadora Raquel Lyra na noite desta quinta-feira (27/04). O evento pretende fomentar o desenvolvimento do agronegócio na região. A mostra acontece no Parque de Eventos da cidade, localizado às margens da PE-123, até o próximo domingo (30).
"A ExpoAgro vai fortalecer o arranjo produtivo da agricultura e pecuária para todo o Agreste pernambucano. Garantir que a gente tenha alternativas de geração de emprego e renda, não só na confecção, como a região vem se destacando há muito tempo, mas também investindo naqueles que produzem no campo. A gente vai trabalhar juntos, com apoio técnico, incentivos e permitindo também apoio com crédito aos pequenos produtores. Não tenho dúvidas de que a exposição vai entrar no calendário da economia de Pernambuco", afirmou a governadora Raquel Lyra.
A exposição tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca. A pasta presta apoio técnico ao evento, com estande para demonstração de ações do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), além de ofertar atendimento de técnicos extensionistas e realizar uma série de palestras de pesquisadores da área.
“Este é um evento de grande significado para o agronegócio de Pernambuco, sobretudo para o segmento da pecuária, que vive um novo momento em Pernambuco. No momento em que prestigia esse evento, a governadora Raquel Lyra dá uma demonstração evidente de que tem compromisso com o setor agrícola e com a pecuária", destacou o secretário de Desenvolvimento Agrário, Aloísio Ferraz.
A Adepe, por sua vez, realizou um aporte de R$ 30 mil como forma de apoiar a realização do evento. “É com muita satisfação que a Adepe está aqui presente, nesta primeira edição da ExpoAgro, que tem o papel importante de levar tecnologia e inovação ao homem do campo. O nosso objetivo será sempre incentivar a produtividade sustentável, alavancando a produção do agronegócio, promovendo a geração de emprego e renda”, comentou o presidente da agência, André Teixeira.
A ExpoAgro tem a finalidade de fortalecer a atividade pecuária e do agronegócio, estimular e valorizar o trabalho dos criadores do município e de toda a região, e aumentar a produtividade de forma sustentável. Gerar empregos diretos e indiretos, bem como oferecer aos produtores oportunidades de divulgar seus rebanhos e agregar valor à produção local também estão entre os objetivos da exposição. “Esta primeira edição da ExpoAgro é um marco. Tenho certeza que outras festas virão nos próximos anos e com isso vamos alavancar a pecuária aqui na região”, apontou o prefeito de Cupira, José Maria de Macedo.
Durante os três dias de evento, os visitantes poderão ter acesso às informações de tecnologia e inovação para as atividades no campo com mais de 50 expositores que representam cerca de 20 cidades pernambucanas. Até domingo, serão realizadas mais de 20 palestras e o público terá acesso à venda de acessórios, doação de animais, feira da agricultura familiar, além de apresentações culturais.
Estiveram presentes no evento o secretário-chefe da Casa Militar, Coronel Hercílio Mamede; o representante do Ministério da Pesca e Aquicultura, Fábio Barros; o deputado federal Mendonça Filho; os deputados estaduais Henrique Queiroz Filho e Joãozinho Tenório; o superintendente regional do Banco do Nordeste, Pedro Ermírio, além de prefeitos, secretários municipais e lideranças de diversas partes do Estado. Fotos: Janaína Pepeu/Secom