Segundo a supervisora de captação de doadores de sangue do Hemope, Josinete Gomes, a redução de doações está chegando a ser de 100 doadores por dia. “Esse número é preocupante já que essa queda drástica de doações impacta diretamente no atendimento e nas solicitações dos hospitais pernambucanos”, informou Josinete.
Por isso, o órgão estadual alerta a população para a necessidade de mais doações. Atualmente, o estoque de sangue está em níveis críticos, especialmente os do tipo O-, B+, AB+, A+. O Hemope ressalta que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.
Para ser um doador, o candidato deve estar em boas condições de saúde e ter entre 16 e 69 anos. Para aqueles com 69 ou mais, é necessário que tenha começado a doar antes dos 60 anos no Hemope. Já menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável legal. O pré-doador também deve pesar mais de 50 quilos, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e ter se alimentado antes da doação.
Os doadores voluntários podem procurar o Hemope na Rua Joaquim Nabuco, 171 - no bairro das Graças. O atendimento é de segunda a sábado, de 7h15 às 18h30, inclusive nos feriados.