sábado, maio 16, 2020

Pernambuco: Começa a vigorar a Lei que permite a apreensão de veículos que não cumprirem o rodízio durante a quarentena e plataforma Atende em Casa é ampliado para mais 11 municípios

Na última sexta-feira (15/05), o governador de Pernambuco Paulo Câmara sancionou a lei que autoriza a apreensão e remoção dos veículos que não cumprirem o rodízio durante a quarentena. A lei, que começou a vigorar neste sábado (16/05), se estende até o dia 31/05 nos cinco municípios do Grande Recife onde as regras de isolamento estão mais rigorosas. A quarentena visa aumentar os índices de isolamento social ampliando as medidas de proteção, restringindo o trânsito de veículos, aumentando a fiscalização em estabelecimentos comerciais e reduzindo a circulação de pessoas no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. Lembrando que carros cujas placas terminam em número par, só podem circular em datas pares; e os que finalizam em número ímpar, são autorizados a circular em datas ímpares. 
Neste sábado (16/05), mais 11 municípios do Agreste e do Sertão passam a ser assistidos pela plataforma Atende em Casa. São eles: Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte e Triunfo, Alagoinha e Santa Cruz do Capibaribe. Com isso, o app ficará disponível para 46 cidades e mais de 5,3 milhões de pernambucanos. O Atende em Casa, que pode ser acessado pelo site www.atendeemcasa.pe.gov.br ou baixado em smartphones Android, tem como objetivo passar orientações para pessoas com sintomas gripais, evitando a ida desnecessária às unidades de saúde. Com mais de 60,7 mil usuários cadastrados, a plataforma já realizou mais de 20.018 teleorientações e mais 7,4 mil chamadas de vídeo. Cerca de 6,7 mil pessoas foram orientadas por médicos ou enfermeiros a procurar uma unidade de saúde e mais de 11,9 mil a permanecer em casa.