O Governo de Pernambuco, através de uma articulação entre as secretarias de Turismo e Lazer e do Trabalho, Emprego e Qualificação, disponibiliza, a partir de maio, 960 vagas em cursos de formação inicial e continuada na modalidade à distância para interessados em atuar no setor de turismo. As inscrições são gratuitas, e as aulas serão ministradas por profissionais do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). As formações oferecidas são: Agente de Informações Turísticas, Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Assistente Financeiro, Auxiliar de Cozinha, Balconista de farmácia, Cuidador de Idoso, Higienista de Serviços de Saúde, Operador de Caixa e Recepcionista. O período de inscrições vai de 1º a 7 de maio, pelo site http://selecoes.dead.ifpe.edu.br. O resultado preliminar dos classificados será divulgado no dia 11 do mesmo mês. As vagas serão preenchidas conforme a ordem de inscrição.
Para seguir proporcionando capacitação mesmo em tempos de isolamento social, o Governo de Pernambuco disponibiliza 3.960 vagas para 14 cursos profissionalizantes, no formato Educação à Distância (EaD). As inscrições se iniciam na quinta-feira (30/04) e vão até o próximo dia sete de maio. Destas, três mil vagas fazem parte do programa Novos Talentos, que oferece cursos de aperfeiçoamento como: edição e processamento de imagens; informática básica; técnicas de vendas, e técnicas de atendimento ao público. Você pode se inscrever pelo site https://ead.seteq.pe.gov.br/. Para mais detalhes, clique aqui: http://www.pe.gov.br/b/22502.
O governador Paulo Câmara assinou na quinta (30/04) decreto que estende a quarentena em Fernando de Noronha (até 10/05) e mantém a suspensão das atividades econômicas (até 15/05) e das aulas nas escolas, universidades e demais estabelecimentos de ensino, público e privado (até 31/05), em todo o Estado. O decreto também proíbe o acesso e a prática de atividades nos parques e praias e nos calçadões das avenidas situadas nas faixas de beira-mar e beira-rio em Pernambuco (até 15/05). Os serviços e atividades considerados essenciais seguem em funcionamento. Pertencem a esta categoria supermercados, padarias, mercados, lojas de conveniência, feiras livres, lojas de defensivos e insumos agrícolas, farmácias e estabelecimentos de produtos médico-hospitalares, postos de gasolina, bancos e serviços financeiros, inclusive lotéricas, casas de ração animal e depósitos de gás, entre outros. Com o novo decreto, passou a ser permitido o funcionamento das lojas de material de informática, por meio de entrega em domicílio ou como ponto de coleta, e dos serviços de assistência técnica de eletrodomésticos e equipamentos de informática.