segunda-feira, maio 18, 2020

Consumidor pode pedir suspensão temporária de serviços de TV, Internet e Telefone Fixo e o programa do Governo de Pernambuco " Atende em casa", chega a mais 20 cidades

A pandemia provocada pelo Novo Coronavírus também tem consequências econômicas, todos sabemos. Por isso, a resolução 477 da Anatel, de agosto de 2007, é importante. Segundo ela, o cliente pode requerer a suspensão temporária de serviços como tv por assinatura, internet e telefone fixo, fazendo com que as mensalidades sejam interrompidas, mas sem precisar cancelar por completo. Esta solução pode ser pedida por quem tem mais de um ano de contrato com a empresa e esteja adimplente, ou seja, sem contas em atraso, podendo ser solicitada uma vez a cada 12 meses, pelo prazo mínimo de 30 dias e máximo de 120 dias. Na hora do contato com a prestadora de serviços, deixe claro que quer apenas uma suspensão temporária e não o cancelamento da conta, para que não ocorra nenhuma confusão! Caso encontre alguma dificuldade para conseguir a suspensão, anote o número do protocolo de atendimento e faça uma reclamação direto no Procon ou no site da Anatel. 
O programa Atende em Casa segue em expansão em Pernambuco. A partir desta terça-feira (19/05), o aplicativo estará disponível em mais 20 cidades do Estado. São elas: Águas Belas, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Capoeiras, Correntes, Canhotinho, Calçados, Iati, Jucati, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha, Escada, Lagoa dos Gatos, Primavera e Rio Formoso. Serão novas 463.437 pessoas podendo utilizar a ferramenta, uma poderosa aliada no isolamento social e no combate à pandemia do Novo Coronavírus. Cerca de 5,7 milhões de pernambucanos de 66 cidades da Zona da Mata, Agreste e Sertão, além de todo o Grande Recife e do arquipélago de Fernando de Noronha, estão contempladas pela iniciativa. O Atende em Casa é uma plataforma on-line e gratuita, que tem como objetivo passar orientações para pessoas com sintomas gripais, evitando a ida desnecessária às unidades de saúde. O atendimento é feito por médicos e/ou enfermeiros, pelo site www.atendeemcasa.pe.gov.br ou em smartphones Android. Até o último domingo (17/05), haviam sido realizadas cerca de 21 mil teleorientações e mais 7,9 mil chamadas de vídeo. Ao todo, 7,1 mil pessoas foram orientadas a procurar uma unidade de saúde e 12,4 mil a permanecer em isolamento domiciliar.