sábado, maio 02, 2020

Centro de Testagem para profissionais de saúde funciona na Unidade SES/Bongi em Recife-PE e população tem a disposição o novo aplicativo que calcula e alerta risco de contaminação para o cidadão

O terceiro centro avançado de testagem para a Covid-19 já está em funcionamento, na Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), localizada no bairro do Bonji, no Recife. O novo local é voltado para os profissionais e servidores que atuam nas sedes da SES (Bongi e Boa vista) e seus familiares que estejam apresentando sintomas gripais. O posto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e tem capacidade de realizar até 30 testagens e coletas por dia, com dois tipos de exames, o RT-PCR e o teste rápido. Para realizar o teste, o profissional de saúde precisa agendar o atendimento pelo e-mail coletasede@gmail.com, anexando uma solicitação escrita da chefia imediata da sede da SES onde atua. O mesmo protocolo serve para os familiares do profissional, que precisam apresentar a solicitação escrita da chefia imediata do parente. Além do Centro de Testagem do Bongi, também estão em funcionamento o do Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe) – instituição vinculada à Secretaria de Administração (SAD), no bairro da Boa Vista, Recife –, e o do Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE), em Olinda. Ambos são voltados para profissionais de saúde e de segurança, além dos seus familiares, e funcionam diariamente, das 8h às 17h, com capacidade para 60 atendimentos por dia, cada. Também é preciso agendar o atendimento por e-mail (Cefospe: coletacefospe@gmail.com; Cecon: coletacecon@gmail.com) e seguir o mesmo protocolo da unidade do Bongi. 
O aplicativo Dycovid - Dynamic Contact Tracing, desenvolvido durante o Desafio Covid-19 - iniciativa de inovação aberta do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), do Porto Digital e da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) para o desenvolvimento de tecnologias contra o Novo Coronavírus - já está disponível para a população. O app realiza um mapeamento do risco de contaminação, de forma digital e anônima, por meio da identificação automatizada da proximidade entre os celulares das pessoas.  Entre os seus benefícios estão: interromper a transmissão contínua e reduzir a propagação de uma infecção; alertar os contatos sobre a possibilidade de infecção e oferecer aconselhamento preventivo ou cuidados profiláticos; oferecer diagnóstico, aconselhamento e tratamento a indivíduos já infectados; aprender sobre a epidemiologia de uma doença em uma população específica. Na prática, a partir do momento que o usuário é sinalizado como portador do Novo Coronavírus, o app espalha para o grupo de pessoas que tiveram contato com ele um alerta sobre o seu risco de contaminação, com dicas de prevenção e, futuramente, necessidade de realização de testes. O usuário também pode acompanhar seu nível de risco a partir de um guia customizável com informações sobre a doença, compartilhável com seus contatos, e participar de um quiz que testa seu nível de conhecimento sobre a Covid-19. O app pode ser baixado em celulares Android e, em breve, estará disponível para iOS.