Forró na Chácara - Vicência!

Forró na Chácara - Vicência!
17 de maio - 21 horas!

segunda-feira, outubro 21, 2019

Governo de Pernambuco monitora e realiza ações no combate as manchas de óleo no Estado

Na sexta-feira(18/10), foi  dada a sequência do trabalho de monitoramento na Sala de Situação que foi instituída no Palácio do Campo das Princesas, e de remoção das manchas de óleo que estão sendo encontradas nas praias e no mar do nosso litoral. Só no dia de hoje, foram retiradas 20 toneladas e coletados 600 quilos desse material em alto mar nas cidades de Tamandaré, Barreiros e Sirinhaém. Além disso, foram instalados 450 metros de barreiras de contenção na foz do Rio Maracaípe. "Quero agradecer o esforço dos voluntários que se juntaram à equipe do Governo de Pernambuco, das Prefeituras e da Marinha para a remoção desse material. Nossas equipes seguirão acompanhando e executando as ações necessárias para conter esse óleo", disse o governador. 
O governador Paulo Câmara esteve no Litoral Sul, na manhã do sábado(19/10), para acompanhar a situação das praias com a chegada das manchas de óleo que, infelizmente, estão afetando o nosso meio ambiente. Só ontem, foram removidas 20 toneladas desse material em três municípios do Estado. O Governo de Pernambuco tem atuado no monitoramento, com sobrevoos e fiscalização em cada local atingido; na implantação de boias de contenção, para que esse óleo não avance para outras praias e estuários; e com o permanente trabalho de limpeza das praias. "Temos contado com a ajuda das prefeituras, de voluntários e da Marinha. Vamos continuar vigilantes e atuantes para impedir um desastre maior no litoral. Há mais de 40 dias esse material começou a aparecer, e ainda não sabemos sua origem. O Governo Federal precisa atuar, conforme o protocolo que temos para esse tipo de desastre. É preciso conhecer onde esse processo teve início e a quantidade de óleo que ainda está em nossas águas. Somente assim poderemos fazer o devido planejamento e cobrar punição aos responsáveis por esse crime ambiental. O que estamos vendo no Nordeste exige priorização, foco e determinação", citou Paulo Câmara.
Na manhã deste domingo(20/10), o monitoramento das manchas de óleo no  litoral-PE, continuou. Na Sala de Situação montada no Palácio do Campo das Princesas, secretarias de Planejamento, Meio Ambiente, Procuradoria do Estado, CPRH, Corpo de Bombeiros e Codecipe, estão integrando as ações para enfrentar o problema. "Autorizamos a compra de equipamentos de proteção individual para atender as prefeituras dos municípios atingidos e a contratação de empresas especializadas para transportar e dar a destinação adequada para o material recolhido", comentou o governador Paulo Câmara. Fotos: Hélia Scheppa, Americo Santos e Heudes Regis